logo_cosemspi

CIR Entre Rios discute citologia e mutirão de catarata em reunião ordinária

  Data e Hora: 26/11/2022 11:21:52

Pautas relevantes para a saúde pública do Piauí foram discutidas pelos integrantes da Comissão Intergestores Regional (CIR) do território Entre Rios, durante reunião virtual realizada nesta sexta-feira (25). Estiveram presentes os gestores da região de saúde, representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-PI) e do Laboratório de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI).

O encontro teve início com explicação da Vice-Presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, sobre a suspensão da entrega de cadeiras de roda e cadeiras de banho pelo Centro Integrado de Reabilitação (CEIR). “Estamos buscando um alinhamento e agendamos uma reunião conjunta entre Fundação Municipal de Saúde, Secretaria de Estado da Saúde, Procuradoria Geral do Estado, Ceir e Cosems para que possamos chegar uma solução”, afirmou a gestora.

“Vamos fazer uma nova discussão, onde o Ceir apresentará uma nova proposta, que iremos levar para a governadora Regina Sousa e à Prefeitura de Teresina para que possamos sensibilizá-los da situação. O Cosems-PI segue buscando diálogo com os órgãos envolvidos para resolver essa situação”, completou.

O colegiado também debateu a respeito da demora na entrega do resultado de alguns exames de citologia realizados pelo Lacen-PI. O Coordenador da Rede de Laboratórios do órgão, Mateus Sávio, afirmou que existe uma grande demanda, mas que é possível capacitar profissionais dos municípios, para descentralizar os exames e dar mais celeridade aos resultados.

O SMS de Água Branca, Amilton Feitosa, falou sobre o Mutirão de Cirurgias de Catarata. Ele informou ao secretariado que a Diretoria de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar (DUDOH) determinou que os pacientes sejam encaminhados em sua totalidade para Teresina. “Mesmo utilizando recursos próprios, gostaria que o mutirão permanecesse em Água Branca para alguns municípios, porque já possuímos os profissionais e os testes necessários”, explicou.

Foram aprovados na reunião a implantação de uma Equipe Multiprofissional Especializada em Saúde Mental (AMENT) no município de Jardim do Mulato e a ciência de saldo remanescente do InvestSUS no município de Hugo Napoleão.