logo_cosemspi

CIR do Vale do Sambito discute a reforma de Unidades Mistas

  Data e Hora: 26/05/2022 17:43:05

A Comissão Intergestores Regionais (CIR) do Vale do Sambito realizou reunião ordinária mensal nesta quinta-feira (26). Em pauta, demandas como Academias de Saúde e reforma das Unidades Mistas de Saúde dos municípios de Prata do Piauí e São Félix do Piauí, além da discussão sobre o decreto que dispõe acerca do modelo de repasse do ICMS Saúde.

O encontro contou com a presença de Secretários Municipais de Saúde, Prefeitos e técnicos dos municípios da Regional de Saúde.

A Presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde, Auridene Moreira, salientou a relevância da presença dos gestores na CIR. “É um território que vem se destacando muito com a presença dos Prefeitos e isso tem feito com que as discussões tenham se tornado cada vez mais fortalecidas”, afirma.

Em relação às Academias de Saúde, foi ressaltada a implementação da Portaria GM/MS N° 1.105, que institui o incentivo financeiro federal para ações destinadas à promoção da atividade física na Atenção Primária à Saúde (APS). Também foi destacada a necessidade de os municípios conhecerem e acompanharem as instalações das Unidades Mistas de Saúde da região que precisam de reforma.

Na ocasião, destacou-se, ainda, a importância dos instrumentos de planejamento de gestão. Também foram apresentadas informações sobre o Congresso que será realizado pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais (Conasems) em julho.

Durante os informes, a Secretária Executiva do Cosems-PI, Goretti Pereira, fez esclarecimentos a respeito da Portaria GM/MS N° 937 que institui o Programa Cuida Mais Brasil, para que os municípios, conforme critérios da portaria, possam manifestar interesse na implantação do serviço na APS, e possam melhorar o acesso à saúde da mulher e materno infantil na região de saúde.

Ao final da CIR, deliberou-se pela realização de uma visita técnica do Secretário Estadual de Saúde no Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) de Picos, com o objetivo de conhecer a estrutura e possibilitar o melhor fluxo de acesso de pacientes aos serviços.