logo_cosemspi

CIR do território Chapada das Mangabeiras elege novos integrantes da coordenação e discute pautas relacionadas à Saúde Pública na região

  Data e Hora: 16/04/2021 18:01:55

Na manhã desta sexta-feira (16), os integrantes da Comissão Intergestora Regional (CIR) da Chapada das Mangabeiras reuniram-se para tratar sobre pautas referentes ao território, tais como: a situação dos municípios no sistema DigiSUS, a alimentação dos dados da vacinação contra a Covid-19, os acessos ao exames laboratoriais, entre outras. Durante a reunião, foram eleitos os novos integrantes para coordenação da CIR no biênio 2021-2023.

A eleição foi conduzida pela apoiadora do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) na região, Amanda Pinheiro, e elegeu os novos integrantes: Anne Leopoldo, coordenadora da Regional de Saúde de Bom Jesus, para a Vice-coordenação; Betânia Lima, secretária municipal de Santa Luz, para a Secretaria Executiva; e Ilara Tamyres Riedel, secretária municipal de Cristino Castro, para a Secretaria Adjunta; que integrarão a coordenação com Edizon Ribeiro, secretário municipal de Redenção do Gurguéia, coordenador da CIR.

Na oportunidade, os municípios discutiram o acesso aos exames laboratoriais no Hospital Regional de Bom Jesus. Os integrantes da CIR relataram à diretora da Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (Ducara) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Elizabeth Monteiro, que o hospital estava cobrando valores para a realização de exames laboratoriais às Secretarias Municipais de Saúde, inclusive de pacientes internados na Unidades de Saúde.

Sobre a pauta supracitada, a diretora do Hospital Regional Manoel de Souza Santos, Maria da Guia Pereira, alegou desconhecimento dessa realidade e pediu que os municípios oficializassem à Diretoria do hospital a situação das cobranças indevidas de valores para que haja apuração junto aos servidores da Unidade de Saúde.

O encontro tratou, ainda, sobre a importância da alimentação de dados de vacinação contra da Covid-19 no site da Sesapi e do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), além de outras pautas importantes para a Saúde Pública no município.