logo_cosemspi

CIR Carnaubais: gestores discutem problemas da região de saúde na sede do Cosems-PI

  Data e Hora: 03/03/2023 18:44:50

Na manhã desta sexta-feira (03), os integrantes da Comissão Intergestores Regional (CIR) do território Carnaubais reuniram-se na sede do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI), para discutir temas importantes para a região de saúde como a previsão para o mutirão de cirurgias eletivas, integração de sistemas para marcação de cirurgias no território, dentre outros temas.

Na oportunidade, houve uma apresentação da Gerência Estadual da Atenção Básica, realizada pela gerente Bhassia Barroso. O técnico da Diretoria de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar (DUDOH), João Victor, apresentou sobre a previsão para realização de Mutirão de Cirurgias Eletivas na região de saúde.

Outro ponto debatido, foi a integração dos sistemas para acesso a marcação de cirurgias após consultas com o especialista, sem que haja a necessidade de uma nova consulta no estabelecimento onde será realizado o procedimento. O colegiado também discutiu sobre realização dos Procedimentos de Laqueadura e Vasectomia no Hospital Regional de Campo Maior (HRCM).

Segundo a Coordenadora da CIR Carnaubais, Antonia Soares, a reunião foi produtiva, pois além de temas relevantes, pessoas importantes para o debate marcaram presença. “Tivemos participação de quase 100% dos secretários e também de técnicos da Sesapi que trataram de pautas relativas às suas áreas e também com a presença da Diretora do Hospital Regional de Campo Maior que é a referência para os municípios do território”, explicou a gestora.

Estiveram presentes no encontro gestores e técnicos de saúde dos municípios que fazem parte do território, além da Apoiadora do Cosems-PI, Socorro Moura, Assessoras Técnicas Sheyla Maranhão e Socorro Candeira, que falaram sobre gestão plena, e Goretti Pereira. Foram apresentados dados importantes para conhecimento dos presentes como as etapas das Conferencias Municipais de Saúde, Instrumentos de Planejamento e resultados do Previne Brasil em 2022.