logo_cosemspi

CIR: Carnaubais, Chapada das Mangabeiras e Vale do Canindé participam de reuniões ordinárias

  Data e Hora: 23/06/2023 11:03:45

 

Para dar início às agendas das reuniões ordinárias das Comissões Intergestores Regionais (CIR) dos Territórios de Saúde do Piauí do mês de junho, na última quinta-feira (15), os gestores de Carnaubais estiveram reunidos para tratar da saúde pública dos municípios que compõe a região. O encontro foi realizado na sede do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) com presença de secretários, técnicos e representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

No encontro, o colegiado discutiu a habilitação em Gestão Plena do Sistema Municipal de Saúde para alguns municípios do Território, além da apresentação do plano da Rede de Urgência e Emergência (RUE) e da proposta para aquisição de recursos de Atenção Especializada destinados ao Hospital Local Nilo Lima, solicitação de cadastramento de Unidade Odontológica Móvel (UOM) e os informes do Cosems-PI.

A Coordenadora da CIR e Secretaria Municipal de Juazeiro do Piauí, Lidiane Gomes, destaca a importância da presença dos secretários para as pactuações e discussões sobre a qualidade da saúde pública do Território. “Os municípios trouxeram pautas muito importantes em busca de melhorias no SUS. Tivemos uma grande presença dos secretários e isso nos anima muito porque fortalece ainda mais o nosso Território”, frisa.

Nos municípios de Corrente e São João da Varjota, nesta quarta-feira (21), os membros das CIRs Vale do Canindé e Chapada das Mangabeiras estiveram reunidos para a discussão de temas como o Programa Previne Brasil, Assistência Farmacêutica e também o pagamento do Piso de Enfermagem.

Em Corrente, a Secretária Municipal de Santa Luz e Coordenadora da CIR Chapada das Mangabeiras, Betânia Lima, afirmou que, com a implantação da Rede de Urgência e Emergência (RUE), haverá mais agilidade com os atendimentos no Territério. “Com a reunião, nós demos o primeiro passo para implantação dessa rede, visto que a Chapada das Mangabeiras é o único Território que a RUE não funciona. Assim, teremos mais agilidade nos atendimentos e mais vidas serão salvas”, destaca.

Acerca da CIR Vale do Canindé, que ocorreu em São João da Varjota, a SMS de Oeiras e Coordenadora da CIR, Auridene Moreira, aponta que o encontro foi essencial para alinhar informações a respeito de temáticas que envolvem o Sistema Único de Saúde (SUS) dos municípios e o diálogo com a Sesapi. “Foi uma reunião produtiva onde nós pudemos discutir inúmeras pautas que são do interesse dos municípios de nosso Território. Os gestores voltaram para suas secretarias munidos de informações necessárias para as gestões municipais do Vale do Canindé”, finaliza.