logo_cosemspi

CIB-PI pactua uso de reserva técnica para o avanço da vacinação em grupo prioritário

  Data e Hora: 27/04/2021 17:57:10

Os integrantes da Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Piauí (CIB-PI) reuniram-se, nesta terça-feira (27), em sua 29ª reunião extraordinária para tratar sobre a reserva técnica para o avanço da vacinação do grupo prioritário de idosos de 60 a 64 anos. Dentre os demais assuntos analisados, estavam a proposta de participação no colegiado como ouvinte do presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Paulo Cesar Morais; a entrega de EPIs disponibilizados pelo Ministério da Saúde para os municípios; e a falta de vacinas Coronavac para a segunda dose nos municípios.

Na oportunidade, o superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), Herlon Guimarães, explicou a pauta principal da reunião. “Nós temos uma reserva técnica de segurança de 20 mil doses da vacina Astrazenica e gostaríamos de passar a todos sobre a possibilidade de utilização de 10 mil para dose 1 e 10 mil para dose 2 para que a gente avance no público de 60 a 64 anos”, destacou.

Sobre a entrega de EPIs para os municípios, a Presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Oeiras, Auridene Moreira, cobrou um posicionamento da Sesapi. “Nós precisamos saber quando é que isso vai descer para os municípios, porque é algo que a gente mais usa e tem necessidade dentro dos municípios é exatamente esse material. Então, a gente precisa de um posicionamento palpável”, afirmou.

Durante a reunião, a Vice-presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, questionou a falta de vacinação de profissionais da 4º Regional de Saúde. “Eles estão na entrega diária de vacinas de segunda a segunda, são profissionais de Saúde e eu queria saber por que eles não foram vacinados ainda”, pontuou.

Herlon Guimarães explicou que os profissionais da 4ª Regional não receberam a vacina por conta da desautorização do Ministério Público do Piauí. O superintendente acrescenta que os funcionários serão imunizados com o recebimento de novas vacinas do Ministério da Saúde para fechar a categoria de profissionais da Saúde.

Leopoldina Cipriano trouxe, também, informações do Ministério da Saúde sobre novas remessas da vacina Coronavac. “Está previsto para a próxima semana 1 milhão de doses de Coranavac, que é o problema da grande maioria de municípios do Piauí”, frisou.

Ainda na reunião foi aprovada a participação como ouvinte na CIB do presidente da APPM, Paulo César Moraes.