logo_cosemspi

Câmara Técnica apresenta Proposta de Cofinanciamento Estadual da Atenção à Saúde

  Data e Hora: 21/01/2022 17:49:35

Nesta sexta-feira (21), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI), em reunião da Câmara Técnica com a Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi), discutiu a Proposta de Cofinanciamento Estadual da Saúde. Na oportunidade, a equipe técnica e a Vice-presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, estiveram representando a instituição.

Os aspectos gerais da pauta, apresentados pela Sesapi durante o encontro, tratavam da nova proposta de Cofinanciamento dos serviços de saúde para 2022, em cumprimento do Decreto N° 20.450, de 30 de dezembro de 2021, referência a atenção à saúde, atualização da população, organização por estratificação, ações e serviços públicos de saúde, monitoramento e avaliação anual.

Acerca do monitoramento e da avaliação da atenção à saúde, a Secretária Executiva do Cosems-PI, Goretti Pereira, destacou que o cofinanciamento é de responsabilidade das três instâncias governamentais e por conta disso o processo não deve ser condicionado pelas autoridades. “O processo de fazer o monitoramento e avaliação não pode ser condicionado ao pagar ou não pagar o cofinanciamento, pois sabemos que o cofinanciamento é tripartite”, disse.

Na ocasião, a Vice-presidente do Cosems-PI, Leopoldina Cipriano, enfatizou a importância do direcionamento financeiro aos municípios mais fragilizados na atenção à saúde: “É preciso ser justo com os repasses aos municípios que estão em situação de maior fragilidade no estado”.

Nesse sentido, as propostas levantadas em discussão, nesta manhã, serão pactuadas na próxima segunda-feira (24), durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Piauí (CIB-PI).