A pandemia da Covid-19 e as medidas de biossegurança como o distanciamento social trouxeram uma nova forma de conviver em sociedade. Assim sendo, os municípios tiveram que se adequar às novas maneiras de cuidar da saúde da população. Pensando nisso, o município de Barra D’Alcântara (distante a 228 km de Teresina) investiu em campanhas de saúde como o Agosto Dourado, Setembro Amarelo e Outubro Rosa com o intuito de conscientizar a população e auxiliar na disseminação de informações sobre os cuidados com a saúde.
Durante o mês de agosto, o município realizou ações em prol do Agosto Dourado, mês de informação sobre o aleitamento materno, com gestantes e puérperas que receberam acolhimento em domicílio, orientações e sensibilização acerca da amamentação e entrega de kits com produtos de proteção individual. Já no mês de setembro uma blitz educativa foi realizada trazendo orientações a população sobre a importância da prevenção ao suicídio.

Orientações e sensibilização acerca da amamentação durante o Agosto Dourado

Blitz educativa Setembro Amarelo
Neste mês, o município está realizando diversas ações em favor da campanha Outubro Rosa, como a aferição de pressão arterial, glicemia capilar, roda de conversa sobre a temática, realização de citologias, distribuição de kits simbólicos da campanha, entre outras.

Campanha Outubro Rosa
O secretário municipal de Saúde de Barra D’Alcântara, Adonay Araújo, destaca a importância das ações para a população do seu município. “As campanhas educativas são de grande importância já que é um momento de troca de saberes entre a equipe e a população, nessas ações também conseguimos atingir um público maior e na maioria das vezes detectar patologias como câncer de mama e de colo de útero”, afirma.
Segundo o gestor, a informação e a prevenção são algumas das principais bandeiras da Atenção Básica em Saúde. “Eu acredito que informação e prevenção são o que norteiam as ações da atenção primária à saúde e que graças ao empenho e dedicação dos profissionais de saúde do município esse trabalho é possível”, ressalta.
A coordenadora de Atenção Básica do município, Gicely Rodrigues, explica como estão sendo realizadas as campanhas de saúde no município durante a pandemia da Covid-19. “Pensamos em não passar em branco as nossas campanhas prioritárias que é a partir do Agosto Dourado até o Dezembro Vermelho, mesmo em meio à pandemia fizemos de forma adequada mantendo todas as medidas preventivas no que se refere à Covid-19”, destaca.
Outras ações
As Equipes de Saúde da Família em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), mantendo todas as medidas preventivas recomendadas pelo Ministério da Saúde, dão continuidade às ações do programa Hiperdia, acompanhamento de hipertensos e diabéticos, com a realização de Roda de Conversas sobre Alimentação Saudável e de prevenção à Covid-19.

Roda de Conversa com pacientes do programa Hiperdia
|
Piauí leva mais de 50 inscritos para o 11º Congresso Norte e Nordeste de Gestão Municipal do SUS em São Luís Data/Hora: 18/05/2026 14:51:09 |
|
XV Congresso do Cosems-PI reúne mil inscritos e destaca desafios e inovações para o SUS Data/Hora: 28/04/2026 10:31:33 |
|
11ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS divulga a menção honrosa das experiências exitosas selecionadas para etapa nacional Data/Hora: 24/04/2026 17:35:10 |
|
Confira salas e ordem das apresentações orais na 11ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS Data/Hora: 20/04/2026 16:57:00 |
|
Confira a lista de selecionados para a etapa de apresentações orais na 11ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS Data/Hora: 15/04/2026 13:48:33 |
| Leia todas as notícias |
|---|