Iniciado em maio de 2017, o Projeto Rede Colaborativa para Fortalecimento da Gestão Municipal do SUS teve nos dias 16 e 17 de maio em São Paulo a aula inaugural do Curso de Aprimoramento em práticas de apoio ao fortalecimento da gestão.
Durante a mesa de abertura Ana Paula Pinho, gerente de sustentabilidade do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, afirmou que o “curso pretende provocar reflexões sobre a realidade de trabalho dos apoiadores e oferecer ferramentas para qualificar ainda mais suas ações”.
O vice-presidente do CONASEMS, Charles Cezar Tocantins de Souza, destacou que o projeto dá à entidade “a certeza que estamos fazendo mais, vivendo e construindo um momento histórico no SUS, garantindo o apoio necessário para fortalecer as regiões de saúde e o protagonismo dos gestores municipais do SUS”. Charles ainda agradeceu os parceiros e destacou a presença das diretoras Cristiane Pantaleão e Silvia Sirena Cremonez, ambas envolvidas no projeto e defensoras da estratégia apoiador em seus respectivos estados, desde antes da implementação do projeto por meio da parceria com HAOC via PROADISUS (Mato Grosso e Paraná já existiam apoiadores nos territórios).
Dulce Cerrutti, representante do DAI/MS, fez breve explanação dos dados de morbi-mortalidade no Brasil, exemplificando a importância do apoiador conhecer as necessidades de saúde e o diagnóstico de saúde das regiões.
A aula inaugural ministrada pelo Professor Luiz Carlos de Oliveira Cecílio foi iniciada com breve resgate histórico do SUS, passando pelas décadas de 80, 90 e anos 2000. O professor seguiu sua explanação destacando o papel dos apoiadores principalmente nos campos terapêutico e pedagógico, defendeu a ação fundamental dos apoiador interferindo nos campos do cuidado, eminentemente nas dimensões sistêmica e organizacional.
Seguiu-se um debate com Cecílio, voltado ao esclarecimento de dúvidas e à escuta mais direcionada sobre a opinião do professor sobre temas de interesse ao desenvolvimento do trabalho dos apoiadores.
O encontro apresentou o primeiro conteúdo do curso de aprimoramento para os apoiadores, assim como apresentou a estrutura curricular, a metodologia e os recursos virtuais do ambiente de aprendizagem, construídos de forma a integrar os membros da Rede Colaborativa.
Na quinta-feria (17) foi encerrado o evento com a presença do Presidente do CONASEMS. Mauro Junqueira destacou a pertinente parceria com MS e HAOC no desenvolvimento do Projeto e a importância da participação dos apoiadores no XXXIV Congresso do CONASEMS. “Nosso Congresso contará com a participação dos presidenciáveis, onde os candidatos apresentarão seus planos de governo na área da saúde aos participantes”, destacou o presidente.
Mauro ainda destacou que no Congresso CONASEMS será discutida política de saúde e não politica partidária. “Defendemos o SUS em diálogo com 5568 municípios de diferentes tendências políticas partidárias, que precisam sentir-se representados em nossa entidade”.
O presidente do CONASEMS ainda destacou o papel dos apoiadores na discussão sobre a implementação da portaria 3992/17 . “É fundamental o conhecimento da portaria para levar adiante as propostas e políticas de saúde em seus municípios. Outra discussão em pauta é a regionalização, que vai requerer dos apoiadores extrema dedicação”.
Mauro encerrou sua participação parabenizando o trabalho de todos e reafirmando o valor do projeto para a gestão municipal e consequentemente para o SUS. “Os apoiadores deverão seguir nos seus territórios, mobilizando os secretários e sempre em contato com os presidentes de COSEMS, e conscientes das principais pautas do SUS’, afirmou Junqueira.
Durante a mesa de encerramento, Dulce Cerutti, representante do Departamento de Articulação Inter federativa do Ministério da Saúde, teceu elogios ao projeto que já demonstra êxito desde o momento de sua concepção até a atualidade. Destacou pontos mais relevantes do encontro e a potencialidade do Projeto quanto ao fortalecimento das redes de atenção.
Ana Paula Pinho gerente de sustentabilidade do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, deixa evidente sua satisfação com o crescimento do projeto observado neste 12 meses de desenvolvimento. Para a gerente o principal papel do apoiador é subsidiar os gestores municipais para debater saúde no território com a qualidade necessária à uma politica de estado como o SUS. E encerra dizendo: ” O Projeto Rede veio para ficar, o projeto Rede já é um sucesso”.
Fonte: CONASEMS
Cosems-PI destaca a importância da participação dos municípios na Oficina sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Privada de Liberdade Data/Hora: 10/09/2024 12:19:10 |
1ª edição do workshop Qualificar para Apoiar é encerrada com avaliação positiva Data/Hora: 04/09/2024 21:13:23 |
Qualificar para Apoiar: Cosems-PI promove capacitação voltada para o fortalecimento do Apoio nas Regiões de Saúde Data/Hora: 03/09/2024 19:36:16 |
Em Brasília, presidente do Cosems-PI participa de agenda institucional em prol do SUS Data/Hora: 30/08/2024 19:02:34 |
Gestores municipais de saúde participam das discussões da 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Piauí Data/Hora: 29/08/2024 21:04:32 |
Leia todas as notícias |
---|