logo_cosemspi

Assembleia Geral e Escuta da Atenção Básica marcam encerramento do Seminário Estadual Estratégias de Fortalecimento do SUS

Data e Hora: 18/05/2022 08:47:01

Secretários e técnicos participam do Seminário promovido pelo Cosems-PI

A programação do Seminário Estadual Estratégias de Fortalecimento do SUS, realizado nesta terça-feira (17) pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI), contou com a Assembleia Geral de Secretários Municipais de Saúde. Os gestores tiveram a oportunidade de debater temas fundamentais para a saúde pública municipal, expor opiniões e ouviram atentamente todos os pontos abordados. No turno da tarde, houve, ainda, a Escuta da Atenção Básica e a segunda parte do Diálogo com os pré-candidatos ao Governo do Estado.

Durante a Assembleia, foram apresentados o parecer fiscal do último quadrimestre de 2021 do Cosems-PI; a auditoria referente ao ano de 2021, realizada pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) junto ao Cosems-PI; e o Relatório Anual de gestão da entidade, que foram aprovados pelos secretários presentes.

Ainda durante o Seminário, a programação da tarde contou com a Escuta da Atenção Básica (AB), cujo objetivo é conhecer a dinâmica de funcionamento dos serviços da AB no Brasil. A Escuta da Atenção Básica é uma iniciativa do Conasems, que visa fazer a entender as potencialidades e fragilidades das 120 regiões de saúde do país.

Escuta da Atenção Básica

Socorro Candeira, consultora da Cosems-PI e uma das facilitadoras da Escuta, destacou o caráter continental, heterogêneo e diverso do Brasil. “Há uma forma de fazer a Atenção Básica à saúde no Amazonas, por exemplo, que é diferente das formas e dos desafios da região Sul ou Nordeste. Mesmo dentro de um mesmo estado, temos essas diferenças nos desafios e formato de trabalho”, disse.

Segundo a Consultora, o “grande objetivo da Escuta é saber o que os municípios estão fazendo e se precisam de ajuda para fazer aquilo que não estão executando”. “A partir desse levantamento, será construído um documento que vai subsidiar o Conasems para, juntamente com o Ministério da Saúde, construir um projeto maior que possa dar conta desses desafios e necessidades da Atenção Básica”, completou.

Diálogo com pré-candidatos

Pré-candidato Rafael Fonteles

O turno da tarde do Seminário contou, ainda, com a segunda parte do Diálogo com os pré-candidatos ao Governo do Estado. O participante foi Rafael Fontes. “Vemos muitas dificuldades na parte da regulação e no acesso às especialidades médicas, principalmente, no Sul do Estado. Esse fortalecimento da integração no desenho da política de cofinanciamento da saúde precisa melhorar, inclusive incrementando valores ao longo do ano. Esses são os desafios que temos escutado ao longo dessa caminhada, e é importante ouvir quem está na linha da frente nas secretarias municipais de saúde”, ressaltou Rafael Fonteles.

Pré-candidato Sílvio Mendes

Pela manhã, o pré-candidato ao Governo Sílvio Mendes participou do Diálogo e destacou a importância de uma boa distribuição dos recursos para a saúde e os diversos setores públicos. “É preciso ter juízo para repartir bem o dinheiro para outros setores como educação, infraestrutura. Fiquei muito feliz em ver tantas pessoas que constroem o SUS há tantos anos, dividindo experiências. Todos eles querem atender as pessoas como elas merecem, e nem sempre é possível”, apontou.

Sucesso

Para Auridene Moreira, presidente do Cosems-PI, “o balanço do Seminário foi extremamente positivo”. “O que mais chamou atenção foi a permanência dos secretários até o final do evento. Os municípios premiados apresentaram trabalhos excelentes, mas isso não quer dizer que os outros municípios, que não foram premiados, não tiveram ações positivas ou de impacto. Estamos muito satisfeitos com o resultado do Seminário e da Mostra”, concluiu.