O município de Arraial (distante 217 Km de Teresina) é destaque no indicador atendimento odontológico às gestantes do Programa Previne Brasil. As ações realizadas pelo município foram apresentadas, no dia 1º de outubro, em webconferência realizada pela Coordenação Geral de Saúde Bucal, em parceria com o Departamento da Mulher, ambos do Ministério da Saúde. Na oportunidade, o município de Arraial foi representado pela Coordenadora de Saúde Bucal e Dentista da Estratégia de Saúde da Família, Ohanna Alencar.
O evento teve o objetivo de compartilhar e debater experiências exitosas de municípios brasileiros, para auxiliar dentistas do estado do Amazonas. Na ocasião, além do município piauiense, participaram, ainda, representantes de equipes de Saúde Bucal das cidades de Goiana e Cupira, ambas de Pernambuco, que alcançaram, também, notas relevantes no indicador supracitado.
A Coordenadora de Saúde Bucal do município de Arraial, Ohanna Alencar, destaca quais as ações promovidas pelo município para o alcance de nota máxima neste indicador do Programa Previne Brasil. “A construção dessa estratégia se deu em conciliarmos os atendimentos das gestantes no mesmo dia dos atendimentos com a enfermeira ou médico, para facilitar esse recrutamento e, também, o comparecimento delas a consulta”, diz.
“Temos como auxílio um livro controle, onde agendamos a consulta, com informações como nome completo, telefone e agente comunitário de saúde. No dia marcado, caso a gestante não compareça, entramos em contato imediato, se for da cidade. Já as gestantes da zona rural entramos em contato com o agente para rastrear o motivo de ela não ter ido e marcamos o retorno”, acrescenta Ohanna Alencar.
A Secretária Municipal de Saúde de Arraial, Rosário Rocha, evidencia a importância do reconhecimento para a gestão em saúde do município. “A gestão sente-se lisonjeada ao ver que a metodologia de trabalho desempenhada por nossas equipes de Saúde Bucal tem sido excelente. E que o segredo de ter alcançado a nota máxima se deve ao engajamento da equipe, organização, à assistência humanizada, a modificação de hábitos e costumes culturais e também a parcerias multiprofissionais”, destaca.
“Nosso município ter esse destaque estadual e nacional, tem mostrado que o caminho ao qual a Equipe de Saúde Bucal tem trilhado, tem sido próspero para a nossa população e em especial as nossas gestantes”, finaliza Rosário Rocha.
Para a Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI), Auridene Moreira, esse é o resultado dos esforços desempenhados pelos municípios para garantir o acesso dos usuários aos serviços de saúde. “Mesmo durante a pandemia, nossos municípios não deixaram de promover ações e estratégias que buscam garantir à população uma maior eficácia no atendimento nos serviços de saúde”, pontua.
Previne Brasil
O novo modelo de financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), Previne Brasil, alterou as formas de envio de recursos para os municípios. O programa visa ampliar o vínculo entre usuários do SUS e as equipes de saúde, por meio de diversos atendimentos à população, entre outros serviços.
Créditos da imagem: Ohanna Alencar
Cosems-PI destaca a importância da participação dos municípios na Oficina sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Privada de Liberdade Data/Hora: 10/09/2024 12:19:10 |
1ª edição do workshop Qualificar para Apoiar é encerrada com avaliação positiva Data/Hora: 04/09/2024 21:13:23 |
Qualificar para Apoiar: Cosems-PI promove capacitação voltada para o fortalecimento do Apoio nas Regiões de Saúde Data/Hora: 03/09/2024 19:36:16 |
Em Brasília, presidente do Cosems-PI participa de agenda institucional em prol do SUS Data/Hora: 30/08/2024 19:02:34 |
Gestores municipais de saúde participam das discussões da 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Piauí Data/Hora: 29/08/2024 21:04:32 |
Leia todas as notícias |
---|