logo_cosemspi

Apoio Institucional do Cosems-PI realiza planejamento para 2024

  Data e Hora: 11/01/2024 15:54:49

O grupo de Apoio Institucional do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) realizou, nesta quinta-feira, 11, reunião para detalhar o planejamento das ações para o ano de 2024. Momento para acertar os detalhes da atuação das apoiadoras na mobilização e orientação dos gestores de cada Território de Saúde do estado.

A importância da atuação do Apoio e do quanto as apoiadoras conseguem contribuir com a orientação de gestores mesmo nos municípios mais distantes e a necessidade de avanço contínuo foram assuntos destacados pela presidente do Cosems-PI e SMS de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano. “Nesse momento de planejamento, peço um esforço concentrado na mobilização de Territórios que têm tido pouca participação em reuniões importantes como a CIR e discussões presenciais com a Sesapi”, reforçou.

Amanda Pinheiro, coordenadora do Apoio Institucional do Cosems-PI, dirigiu a reunião que estabeleceu metas, procedimentos e calendário de ações para o trabalho a ser realizado ao longo do ano. “Nós evoluímos bastante em 2023 e muito se deve à dedicação das apoiadoras que estão próximas aos gestores dos Territórios de Saúde onde atuam. Um exemplo de evolução é a agilidade na adesão dos gestores ao Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde (Qualifar-SUS), que se deve à mobilização realizada pelo Apoio”, avaliou a coordenadora.

A articuladora do Apoio e Consultora do Cosems-PI, Socorro Candeira, agradeceu e parabenizou pelo trabalho realizado em 2023 e colocou o objetivo de estabelecer metas para o ano de 2024, pedindo o planejamento individual dividido por temáticas e focado nas necessidades de cada Território. “A função primordial do Apoio é orientar os gestores municipais de saúde técnica e administrativamente sobre procedimentos, alertar sobre o cumprimento de prazos e metodologia para conseguir agir dentro da legalidade frente a orgãos reguladores e demais instâncias de gestão”, comentou.