Nesta sexta-feira (15), o Apoio Institucional do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) iniciou a primeira etapa da oficina “DigiSUS na prática”, direcionada a gestores e técnicos em saúde de 10 municípios. O intuito da capacitação, que será posteriormente ampliada para os demais municípios, é trabalhar, em todas as regiões de saúde, aspectos acerca desse sistema e sanar dúvidas para que o Piauí possa melhorar ainda mais esse cenário dos instrumentos de gestão. A primeira oficina teve como facilitadoras as apoiadoras das macrorregiões Meio Norte, Semiárido e Cerrados.
As oficinas práticas de inclusão dos instrumentos de planejamento no DigiSUS estão sendo realizadas após escuta do apoio nas reuniões das Comissões Intergestores Regionais (CIR) sobre as principais dificuldades enfrentadas pelos gestores na construção desses instrumentos e manuseio do sistema. A formação é também uma solicitação dos secretários municipais, enfatizadas durante o encontro dessas instâncias colegiadas.
Para Socorro Moura, apoiadora do Cosems-PI, as oficinas darão embasamento ainda maior para que as gestões municipais de saúde construam seus instrumentos de planejamento e coloquem no sistema. “A importância é compreender o processo e atualizar esses instrumentos de gestão estabelecidos por lei, que são obrigatórios no DigiSUS, “enfatiza.
A programação da primeira oficina contou com a apresentação do sistema, feita pela apoiadora Fernanda Tavares; e o passo a passo para a inclusão dos instrumentos de gestão, Plano Municipal e a Programação Anual de Saúde, detalhado pela apoiadora Luzita Tomaz.
Dulce Orminda, Secretária Municipal de Saúde de Francinópolis, enfatizou a importância da oficina com ênfase no DigiSUS. “A oficina agregou mais valores e conhecimentos para fazermos um trabalho mais adequado”, destacou.
DigiSUS
O sistema DigiSUS é uma plataforma do Ministério da Saúde que oferece às gestões públicas em saúde ferramentas essenciais para apoiar o planejamento e a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando, assim, a transparência e facilitando o monitoramento dos planos e dos gastos públicos.
|
Piauí leva mais de 50 inscritos para o 11º Congresso Norte e Nordeste de Gestão Municipal do SUS em São Luís Data/Hora: 18/05/2026 14:51:09 |
|
XV Congresso do Cosems-PI reúne mil inscritos e destaca desafios e inovações para o SUS Data/Hora: 28/04/2026 10:31:33 |
|
11ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS divulga a menção honrosa das experiências exitosas selecionadas para etapa nacional Data/Hora: 24/04/2026 17:35:10 |
|
Confira salas e ordem das apresentações orais na 11ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS Data/Hora: 20/04/2026 16:57:00 |
|
Confira a lista de selecionados para a etapa de apresentações orais na 11ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS Data/Hora: 15/04/2026 13:48:33 |
| Leia todas as notícias |
|---|