logo_cosemspi

Acesso à UPA de Floriano é tema de reunião da CIR Vale dos Rios Piauí e Itaueira

  Data e Hora: 17/05/2022 09:33:11

Aconteceu na tarde desta segunda-feira (16)a Reunião Ordinária da Comissão Intergestora Regional (CIR) Vale dos Rios Piauí e Itaueira. O evento aconteceu na sede do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI), em Teresina, e reuniu Secretários Municipais de Saúde que compõem o Ter ritório. Na pauta, temas como: a regulação de leitos para o Hospital Regional Tibério Nunes e a organização da Atenção Hospitalar da macrorregião de Floriano.

Paulo Rocha, coordenador da CIR do Vale Rios Piauí e Itaueira e Secretário Municipal de Saúde de Guadalupe, destacou a importância da reunião: “Estamos retomando nossas reuniões presenciais e isso é importante para o fortalecimento de nosso trabalho”. “Estamos aqui para discutir pautas importantes. Um dos pontos é a regulação de leitos para o Hospital Tibério Nunes (HTN) e a UPA de Floriano, que foi inaugurada há um mês e já apresenta problemas”, enumerou.

Luciane Formiga, chefe da Gerência do Complexo Regulador Estadual, da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi), afirmou, sobre o fluxo de Regulacao UPA/Hospital Tibério Nunes, que “é importante essa aproximação nesse momento de discussão para que, a partir dessas construções coletivas, possamos construir o fluxo dentro da rede e, assim, possamos pactuar com gestores como deve ser o referenciamento de pacientes”.

A gestora elencou algumas das dificuldades enfrentadas pelo HTN, como uma sobrecarga de pacientes. “Qualquer acidente ou problema que acontece nas proximidades, é encaminhado para o Hospital Tibério Nunes na urgência e emergência”, exemplificou.

Leopoldina Cipriano, Vice-presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Miguel Alves, enfatizou a necessidade da participação dos gestores municipais de saúde e dos prefeitos nas reuniões de CIR. “Nenhum município faz tudo sozinho, pois vocês precisam da referência. Precisam, todos, de Floriano; e todos precisam de Teresina. É neste espaço que a gente escuta e discute pelos direitos dos usuários e vocês precisam dizer o que acontece nos municípios”, defendeu.

Sobre o Hospital Tibério Nunes, Leopoldina Cipriano fez um apelo ao Governo do Estado do Piauí: “Eu queria que o Governo do Estado honrasse seus compromissos e tomasse alguma providência para que essa situação se resolva. O fluxo da UPA para o Hospital Tibério Nunes precisa ser resolvido. Floriano atende pacientes de vários municípios da região. Essa região só tem Floriano, por isso, a sobrecarga é grande”.

Avaliação

Maria do Rosário, Secretária Municipal de Saúde de Arraial, relatou que a reunião, além de ter sido produtiva, ajudará a construir novos projetos para o município. “A reunião foi válida e muito importante para esclarecer dúvidas e relatar também nossos anseios e preocupações; além disso, é muito bom poder contar com esse apoio e com essa união entre secretários em prol de melhorar a qualidade da saúde do seu município”, disse.

A Comissão Intergestora Regional vai enviar encaminhamento para o Secretário Estadual de Saúde, Neres Junior, solicitando treinamento em urgência e emergência; qualificação do Núcleo de Floriano, além de rediscussão do fluxo UPA/HTN. Também será sugerido que a UPA seja “porta aberta” apenas para a Região Vale do Rios Piauí e Itaueira.