logo_cosemspi

Cosems-PI participa de reunião sobre as linhas de cuidado de AVC e IAM na Macrorregião Cerrados

  Data e Hora: 03/02/2023 18:25:32

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) esteve presente, nesta sexta-feira (03), na reunião da Macrorregião Cerrados, para tratar sobre as linhas de cuidado de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) no Piauí. O encontro teve como objetivo fortalecer a descentralização do serviço para as regiões de saúde e contou com a presença da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), Coordenadores das Comissões Intergestores Regionais da região, técnicos, Área Hospitalar e Atenção Básica.

Em 2022, o AVC voltou a ser a principal causa de morte no Brasil, gerando discussão sobre a oferta dos cuidados para as regiões mais afastadas da capital no Piauí. No encontro, realizado no município de Floriano, foram feitos encaminhamentos para o fortalecimento da estrutura e da capacidade técnica dos profissionais que fazem parte de toda a rede voltada para este tema no estado.

O Secretário Municipal de Saúde (SMS) de Lagoa do Barro do Piauí, Marquino Rocha, afirmou que é importante que os pacientes tenham tratamento para AVC e IAM mais próximo. “Antes as referências eram Floriano e Teresina e hoje é possível ter esse serviço funcionando dentro do Hospital Senador Cândido Ferraz. A vantagem desse serviço sendo ágil aos pacientes é que é possível garantir a sobrevivência e minimizar sequelas”, disse.

Após as propostas levantadas paras as linhas de cuidado, ficou acordado que a Sesapi deverá elaborar uma devolutiva com relação aos avanços alcançados após a reunião.

“Sabemos que temos um impacto muito grande de mortalidade de AVC e IAM e esse é um passo importante que vai buscar a equidade para que pessoas distantes da capital possam receber o atendimento de qualidade em momento oportuno. Queremos fortalecer essas regiões de saúde mais distantes, lembrando da importância de ampliar discussões para a Atenção Primaria, pois sabemos que ela tem um papel importante na prevenção e controle de doenças crônicas”, explicou a Presidente do Cosems-PI e SMS de Oeiras, Auridene Moreira.