logo_cosemspi

CIR Serra da Capivara define cronograma do Mutirão de Catarata em reunião extraordinária

  Data e Hora: 23/09/2022 10:49:43

Visando alinhar as estratégias para o bom funcionamento do Mutirão de Cirurgias de Catarata no território Serra da Capivara, os membros da Comissão Intergestores Regional (CIR) desta região de saúde realizaram reunião extraordinária do colegiado, de forma virtual, nesta quinta-feira (22). Na oportunidade, foram apresentadas as datas para a realização de triagem de oftalmologia e cirurgias em cada município.

O técnico da Diretoria de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar (DUDOH) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), João Victor Barbosa, exibiu para os presentes o cronograma, dividido entre dois aglomerados: a região de São João do Piauí, contendo os municípios Campo Alegre do Fidalgo, Capitão Gervásio Oliveira, João Costa, Lagoa do Barro do Piauí, São João do Piauí, Nova Santa Rita e Pedro Laurentino, totalizando 224 vagas para o aglomerado.

A segunda região, de São Raimundo Nonato, é composta por Anísio de Abreu, Bonfim do Piauí, Caracol, Coronel José Dias, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Fartura do Piauí, Guaribas, Jurema, São Braz do Piauí, São Lourenço do Piauí, São Raimundo Nonato e Várzea Branca. No total, são 720 vagas disponibilizadas para o aglomerado.

O técnico da DUDOH informou, ainda, que é de responsabilidade dos gestores o transporte, a alimentação, a identificação e o acompanhamento dos pacientes, tanto para as consultas, quanto para as cirurgias. Os processos acontecem todos no mês de outubro.

Para o Secretário Municipal de Saúde de Lagoa do Barro e Diretor de Comunicação do Cosems-PI, Marquino Rocha, a maneira como o cronograma foi desenvolvido facilitará o trabalho de todos. “Esse ano, com o aumento da oferta de cirurgias, nós vamos poder ajudar muito mais pessoas que precisam fazer a correção da catarata. Com essa forma que foi colocada, em dois dias, fica mais fácil gerir o pessoal e também evita que o hospital fique lotado, assim todo mundo trabalha mais tranquilo”, afirmou.

“Aqui no município de Lagoa do Barro, nós já selecionamos aqueles pacientes que tem indicação documental para esse tipo de cirurgia. Vamos agora com o Agente Comunitário de Saúde, com tempo hábil, ir atrás dos restantes, colocar no sistema e aguardar o dia da triagem e posteriormente da cirurgia”, acrescentou o gestor.