logo_cosemspi

Análise Situacional do PRI: Vale do Canindé participa de oficina

  Data e Hora: 24/08/2022 11:06:57

Em continuidade ao ciclo de oficinas sobre a Análise do Planejamento Regional Integrado (PRI), gestores e técnicos das redes municipais de saúde do Território Vale do Canindé reuniram-se, nesta terça-feira (23), no município de Oeiras. Durante o primeiro dia de oficina, foram analisados os problemas que são vivenciados pelos municípios nesse cenário, que têm reflexo na esfera regional. Os presentes discutiram as estratégias para contornar dificuldades e pactuar planos de ações.

Na visão da Presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Oeiras, Auridene Freitas, essa qualificação é  fundamental para a garantia da oferta das ações de serviço ao usuário do Sistema Único de Saúde dentro de cada município participante. “Essa discussão vem acontecendo há muitos anos, procuramos essa proximidade com as regiões de saúde. Procuramos compreender todo esse processo com um objetivo único de fortalecer todas as regiões, dar esse suporte e conhecer as potencialidades e as fragilidades de cada território para assim construir algo
realmente concreto”, destaca.

O evento continua no município, nos dias 24 e 25 de agosto, com uma programação que prioriza a listagem e análise das necessidades da saúde da região por meio dos presentes e sua discussão entre grupos. As reuniões devem orientar os gestores quanto às ferramentas técnicas de elaboração da análise situacional de saúde do território.

A qualificação é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piaui (Cosems-PI), Universidade Federal do Piaui (Ufpi), Conselho Estadual de Saúde (CES), Hospital Beneficência Portuguesa (BP) e secretarias municipais de saúde locais.