“A gestão do prefeito Milton sempre apoiou a campanha do Outubro Rosa aqui em Vera Mendes, sempre com o objetivo de prevenir as mulheres contra o câncer do colo do útero e de mama. Este ano estamos mais felizes, pois conseguimos firmar a parceria com o SESC e contamos em nossa cidade com uma Unidade Móvel Saúde da Mulher”, comemorou a primeira-dama e atual secretária municipal de saúde, Gardênia Oliveira.
A solenidade de inauguração dos serviços da unidade móvel aconteceu na manhã desta terça-feira, 17, no espaço da Academia de Saúde do município, e contou com a presença de autoridades municipais, representantes do SESC e a população em geral.
Logo em seguida houve o desenlace da fita inaugural da unidade, ocasião em que as autoridades conheceram toda a parte interna da carreta. A programação teve continuidade com um café da manhã e logo após a primeira palestra proferida pela educadora em saúde do SESC, Maria José, que explanou sobre “Câncer de mama e Colo do Útero”. Um concurso com premiação para a mulher melhor caracteriza sobre a campanha foi realizado.
Às 13h00 foi realizada outra palestra no Ginásio Municipal com a mesma palestrante, desta feita com o tema “Higiene Pessoal, Gravidez na Adolescência e Cultura da Paz e Cidadania”, e ainda, outra palestra que foi promovida a partir das 15h30 no CRAS.
Paralelo às palestras os atendimentos eram realizados na Unidade Móvel que ficou instalada em frente à Academia de Saúde. Até a próxima sexta-feira, 128 exames papanicolau e mais 128 de mamografia serão realizados para as mulheres que foram escolhidas pelos agentes de saúde, de acordo com os critérios estabelecidos pelo programa.
Durante os próximos dias, até a sexta-feira, 20, mais palestras serão proferidas nas escolas municipais, orientado as adolescentes no sentido de se prevenir contra a doença.
“Desde o primeiro ano de meu mandato a nossa gestão vem desenvolvendo a campanha Outubro Rosa em nosso município. E este ano não foi diferente onde disponibilizamos através da parceria com o SESC vários exames de mamografia e citologia. Os agentes de saúde fizeram um cronograma para atender toda demanda e a administração Trabalho e Cidadania vem buscando cada vez mais apoiar a saúde da mulher”, destacou o prefeito.
Durante a solenidade de inauguração dos serviços estiveram presentes além do prefeito e da primeira-dama; o vice-prefeito Caçulinha; os vereadores Chico Velho e Chiquinho de Adão; os secretários municipais Elisângela Marques (Educação), José de Antônio (Obras), Gilvan Miguel (Chefe de Gabinete) e Andréia Sampaio (Assistência Social); representantes do SESC e a população em geral.
Fonte: Prefeitura de Vera Mendes
|
Piauí leva mais de 50 inscritos para o 11º Congresso Norte e Nordeste de Gestão Municipal do SUS em São Luís Data/Hora: 18/05/2026 14:51:09 |
|
XV Congresso do Cosems-PI reúne mil inscritos e destaca desafios e inovações para o SUS Data/Hora: 28/04/2026 10:31:33 |
|
11ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS divulga a menção honrosa das experiências exitosas selecionadas para etapa nacional Data/Hora: 24/04/2026 17:35:10 |
|
Confira salas e ordem das apresentações orais na 11ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS Data/Hora: 20/04/2026 16:57:00 |
|
Confira a lista de selecionados para a etapa de apresentações orais na 11ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS Data/Hora: 15/04/2026 13:48:33 |
| Leia todas as notícias |
|---|