logo_cosemspi

Banco de Preços em Saúde é tema de oficina promovida pelo Cosems-PI

  Data e Hora: 31/03/2022 12:03:46

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) promoveu, nesta quarta-feira (30), a Oficina Banco de Preços em Saúde. O evento, que contou com a presença de gestores e técnicos municipais de Saúde do Piauí e de outros estados, teve como palestrantes Marcelo Chaves, coordenador do Banco de Preços em Saúde (BPS) do Ministério da Saúde (MS); e Rejane Silva, farmacêutica e técnica do BPS/MS.

O BPS é um sistema que auxilia, de forma gratuita, as gestões de saúde na pesquisa e cotação de preços para a aquisição de medicamentos e outros produtos para a área da saúde. A plataforma foi criada com o intuito de melhorar a eficiência administrativa das compras de insumos e a transparência do uso de recursos, além de contribuir para o controle social.

Iniciando o encontro, a Vice-presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, destacou que o tema do encontro era uma novidade para algumas redes municipais de saúde, visto que estas estavam adaptadas apenas com outros sistemas.

“Nós precisamos qualificar os nossos gestores e técnicos, para que compreendamos o que é o Banco de Preços, o que esse sistema oferta e o que ele cobra de nós. Porque são ofertados valores e cotação, mas nós temos que alimentar esse Banco de Preços”, evidenciou Leopoldina Cipriano.

Na ocasião, Marcelo Chaves trouxe mais informações sobre o sistema em questão. “O que nós buscamos ao divulgar o Banco de Preços em Saúde, aos estados e municípios, é que esta ferramenta trata do aprimoramento da gestão, a preocupação com a eficiência e com a melhor alocação dos recursos”, destacou.

Ainda em sua exposição, Marcelo Chaves apresentou um panorama da situação de cadastros no Piauí. “Em termos de cadastro, só um município do estado não está cadastrado. Embora tenhamos a maioria dos municípios cadastrados, a alimentação ainda é baixa. A ideia é acompanhar isso com vocês, dando todo o suporte para o processo de alimentação dos municípios”, disse.

Já Rejane Silva demonstrou aos municípios o processo de cadastro e alimentação do sistema. Na oportunidade, os participantes puderam esclarecer dúvidas da utilização da plataforma.

Ao final da reunião, foi definida a realização de uma próxima oficina no segundo semestre sobre o Banco de Preços em Saúde.