A Comissão Intergestores Regional (CIR) do território de desenvolvimento Chapada das Mangabeiras realizou, nesta segunda-feira (7), a sua primeira reunião ordinária em 2022. Na ocasião, os gestores trataram sobre a situação do aumento de casos Covid-19 e a superlotação nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios da região, a participação no Fórum sobre a Redução da Mortalidade Materna, as mudanças no Programa Previne Brasil em 2022 e a realização da oficina de construção do Plano Municipal de Saúde.
A situação do aumento de casos Covid-19 e a superlotação nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios da região foi a pauta mais extensa do encontro. Em relação ao tema, os participantes destacaram que há dificuldade de acesso aos testes de antígeno para Covid-19 que devem ser distribuídos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).
“Nós estamos desde o final dezembro com essa onda crescente de casos de Covid e síndromes gripais; o Estado recebe esses testes do Ministério da Saúde, armazena e não sabemos o porquê da dificuldade de distribuição. E nós, na ponta, ficamos sofrendo sem testes e sem ter onde comprar”, enfatizou Edizon Ribeiro, Coordenador da CIR e Secretário Municipal de Saúde (SMS) de Redenção do Gurguéia.
Na oportunidade, os presentes também questionaram o financiamento dos Centros Covid-19. De acordo com a SMS de Santa Luz, Betânia Lima, a situação vivida pelos municípios, com o aumento de casos de Covid-19, impede que o Ministério da Saúde deixe de financiar estes serviços de saúde.
Na oportunidade, foi deliberado pelos gestores a confecção de um documento elencando os entraves na saúde pública da região, que será enviado pela CIR à Sesapi solicitando providências, bem como uma reunião com a entidade, intermediada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI).
Durante a reunião, a apoiadora do Cosems-PI, Amanda Pinheiro, apresentou aos presentes as mudanças no Previne Brasil definidas para o ano de 2022; pactuou a data de realização da oficina de construção do Plano Municipal de Saúde, prevista para 14 de fevereiro; e tratou da participação dos municípios no Fórum sobre a Redução da Mortalidade Materna.
|
Piauí leva mais de 50 inscritos para o 11º Congresso Norte e Nordeste de Gestão Municipal do SUS em São Luís Data/Hora: 18/05/2026 14:51:09 |
|
XV Congresso do Cosems-PI reúne mil inscritos e destaca desafios e inovações para o SUS Data/Hora: 28/04/2026 10:31:33 |
|
11ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS divulga a menção honrosa das experiências exitosas selecionadas para etapa nacional Data/Hora: 24/04/2026 17:35:10 |
|
Confira salas e ordem das apresentações orais na 11ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS Data/Hora: 20/04/2026 16:57:00 |
|
Confira a lista de selecionados para a etapa de apresentações orais na 11ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS Data/Hora: 15/04/2026 13:48:33 |
| Leia todas as notícias |
|---|