logo_cosemspi

CIB-PI aprova a solicitação de incorporação de 140 leitos de UTI ao Ministério da Saúde

  Data e Hora: 30/11/2021 11:42:05

Nesta segunda-feira (29), os integrantes da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-PI) reuniram-se para tratar sobre a solicitação da incorporação de 140 leitos de UTI Covid-19 de forma permanente à Rede de Média e Alta Complexidade do Piauí. Na ocasião, a pauta foi aprovada e será encaminhada ao Ministério da Saúde.

A solicitação faz parte da decisão favorável da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde ao ofício dos Conselhos Nacionais de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e de Secretários de Saúde (Conass), apresentado na reunião da Comissão Intergestores Tripartite de outubro. O ofício pedia a manutenção de leitos UTI para Covid-19 nas redes estaduais.

A Vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí – Cosems-PI – e Secretária Municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, trouxe mais detalhes sobre a pauta em questão. “O Ministério da Saúde irá transformar os leitos de UTI Covid em leitos de atendimento geral para o próximo ano. Isso só será viável se estes leitos funcionarem com todo o checklist exigido para qualquer outra UTI”, destacou.

Na oportunidade, a diretora da Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar (DUDOH) da Secretaria de Estado da Saúde, Joselma Oliveira, apresentou a divisão dos leitos entre os hospitais regionais. “Dos adultos: 10 leitos para o Hospital Chagas Rodrigues, em Piripiri; 10 leitos para o Tibério Nunes; em Floriano; 10 leitos para o Hospital Universitário, em Teresina; 10 leitos para o Dirceu Arcoverde, em Parnaíba; 10 leitos para o Regional Justino Luz, em Picos; 10 leitos para o Hospital da Polícia Militar, em Teresina; 23 leitos para o Natan Portella, em Teresina; 18 leitos para o HUT, em Teresina; 20 leitos para o HGV, em Teresina; 10 leitos; para o Hospital Regional de São Raimundo Nonato; e 9 leitos infantil para o Hospital Lucídio Portela.

Confira abaixo a planilha de distribuição dos leitos:

Quanto à incorporação de leitos para o Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, Leopoldina Cipriano explica os critérios que inviabilizam a solicitação. “Em Bom Jesus, os leitos de UTI funcionam dentro de um espaço fora de um hospital, numa UPA, e o Ministério da Saúde não aceita para a habilitação dessa forma”, afirma.

Ainda durante a reunião, foi apresentada a pactuação de metas entre a Central Estadual de Transplantes e o Sistema Nacional de Transplantes para o biênio 2021//2022 e entre outras pautas.

Confira o Ofício Conass/Conasems N° 24: Incorporação de leitos de UTI.