A Diretoria Executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) realizou, nesta sexta-feira (5), reunião conjunta com os representantes regionais da entidade para discutir pautas referentes à saúde pública nas regiões do Piauí. Entre os temas debatidos, tiveram destaque a implantação da regulação nos territórios, a representação nos grupos condutores e o acesso aos mutirões e às cirurgias eletivas.
Iniciando o encontro, a Presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde (SMS) de Oeiras, Auridene Moreira, pontuou a necessidade dos encontros periódicos entre os membros da Diretoria e os representantes regionais. “Nós queremos estar fazendo esse diálogo com vocês para escutar as demandas e as situações que às vezes nos deparamos dentro das regiões e municípios, para tirarmos os encaminhamentos e buscarmos um retorno”, destacou.

Em relação à implantação da regulação nas regiões de saúde, foi apresentado aos presentes a pactuação com a Diretoria de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (DUCARA), da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), para início do processo nos territórios. “Nós priorizamos neste primeiro momento que o Estado do Piauí tenha a regulação ambulatorial em todos os territórios pelo menos para acesso aos procedimentos nos municípios que são sede”, ressaltou Socorro Candeira, Consultora do Cosems-PI.
Quanto à participação dos membros da Diretoria nos grupos condutores da saúde no estado, a Vice-presidente do Cosems-PI e SMS de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, evidenciou a importância da presença da instituição nestas instâncias. “Precisamos da participação dos membros do Cosems-PI para nas nossas reuniões de Diretoria apresentarem as informações que estão sendo discutidas e as pactuações destes grupos”, frisou.
Na oportunidade, Leopoldina Cipriano descreveu quais são os grupos e os respectivos membros do Cosems-PI que farão parte desta composição.

Ainda durante a reunião, Auridene Moreira apresentou os encaminhamentos da agenda de reuniões do Cosems-PI com o Governador Wellington Dias e o Secretário Estadual de Saúde Florentino Neto. A gestora evidenciou as solicitações do Cosems-PI em relação ao cumprimento das pactuações das realizadas nas reuniões da Comissão Intergestora Bipartite; a ampliação do incentivo financeiro de R$ 1,50, para cada dose aplicada e registrada no Sistema Nacional SI-PNI até dezembro; e ao reajuste no valor da cofinanciamento do estado.
Na ocasião, o Diretor do Cosems-PI e SMS de Porto, Murilo Sotero, destacou a situação da realização dos mutirões de cirurgias e a oferta de cirurgias eletivas nas regiões de saúde. Segundo o gestor, há no território a interferência de critérios políticos na oferta desses serviços.
A reunião foi finalizada com os informes, entre eles sobre a Oficina do Previne Brasil que será realizada em parceria com a Sesapi, em Teresina, no próximo dia 18 de novembro.
|
Piauí leva mais de 50 inscritos para o 11º Congresso Norte e Nordeste de Gestão Municipal do SUS em São Luís Data/Hora: 18/05/2026 14:51:09 |
|
XV Congresso do Cosems-PI reúne mil inscritos e destaca desafios e inovações para o SUS Data/Hora: 28/04/2026 10:31:33 |
|
11ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS divulga a menção honrosa das experiências exitosas selecionadas para etapa nacional Data/Hora: 24/04/2026 17:35:10 |
|
Confira salas e ordem das apresentações orais na 11ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS Data/Hora: 20/04/2026 16:57:00 |
|
Confira a lista de selecionados para a etapa de apresentações orais na 11ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS Data/Hora: 15/04/2026 13:48:33 |
| Leia todas as notícias |
|---|