logo_cosemspi

Membros do Cosems-PI são empossados no Conselho Estadual de Saúde

  Data e Hora: 26/10/2021 18:21:41

 Amilton Feitosa (à esquerda) representando o Cosems-PI na solenidade

Os Secretários Municipais de Saúde de Guadalupe, Paulo Rocha, e de Água Branca, Amilton Feitosa, membros da Diretoria do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI), foram empossados, nesta terça-feira (26), como integrantes titular e suplente, respectivamente, do Conselho Estadual de Saúde do Piauí (CES-PI). A posse aconteceu durante solenidade de inauguração da nova sede do CES, localizada no Centro de Teresina.

O evento contou com a participação de autoridades como o Secretário Estadual de Saúde do Piauí, Florentino Neto; a Vice-governadora, Regina Sousa; o atual presidente do CES, João Cabral; e o diretor do Hospital Infantil Lucídio Portela, Vinícius Pontes.

O CES-PI é formado por 32 conselheiros titulares e 32 suplentes, indicados por entidades representativas da Sociedade Civil Organizada e Trabalhadores de Saúde, representantes de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de um órgão colegiado de caráter permanente, paritário e deliberativo, com funções de formular estratégias, controlar e fiscalizar a execução da política estadual de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

Na ocasião, o Cosems-PI foi representando pelo diretor Amilton Feitosa. “Nós estamos aqui hoje com grande satisfação, em nome das Secretarias Municipais de Saúde do Piauí, sendo empossados como conselheiros, para fazer a nossa parte no acompanhamento e controle social das políticas públicas de saúde”, afirmou, ressaltando a importância da participação popular no processo decisório na área da saúde.

Mesa de honra da solenidade

Em seu discurso, a Vice-governadora Regina Sousa falou sobre as conquistas históricas oriundas da participação popular em decisões políticas acerca da saúde pública. “Cirurgias de alta complexidade são feitas pelo SUS, pois a maioria dos planos de saúde dificilmente querem pagar pelo preço delas; nós precisamos valorizar e aperfeiçoar o que temos”, disse.

O Secretário Estadual de Saúde do Piauí, Florentino Neto, acrescentou: “Quem quer que tente desestabilizar o SUS não conseguirá, por que ele está baseado na participação popular, nos Conselhos Municipais de Saúde, nos Conselhos Estaduais e no Nacional”.

Sobre a inauguração da nova sede, o presidente do CES, João Cabral, agradeceu o empenho dos servidores dos conselheiros e da Mesa Diretora do Conselho, assim como dos servidores da Secretaria Estadual de Saúde.