logo_cosemspi

Secretários Municipais de Saúde dos territórios Vale do Canindé e Entre Rios participam de reuniões das Comissões Intergestoras Regionais

  Data e Hora: 06/08/2021 08:01:01

Objetivando a descentralização, melhoria e qualificação dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) nos municípios do Piauí, os gestores municipais de Saúde dos territórios Vale do Canindé e Entre Rios participaram de reuniões das Comissões Intergestoras Regionais (CIR), nesta quinta-feira (5).

Em Oeiras, sede do território Vale do Canindé, os Secretários Municipais de Saúde da região discutiram pautas como o fortalecimento do colegiado e da Regional de Saúde; a vacinação de lactantes contra a Covid-19; as Conferências Municipais de Saúde; a Plataforma DigiSUS: os instrumentos de gestão; entre outros temas.

Com a pandemia da Covid-19, as reuniões da instância colegiada aconteciam por videoconferência, mensalmente. Porém com avanço na vacinação e a queda nos casos e óbitos, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) vem retornando ao sistema presencial com adoção de protocolos de segurança.

Entre as deliberações do encontro, foi definida a convocação de uma reunião com a Diretoria de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (Ducara) da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) para discutir a situação dos prestadores contratados na rede credenciada do SUS na região Vale do Canindé.

Também, na tarde desta quinta-feira (5), aconteceu reunião extra da CIR Entre Rios, de forma remota, para discutir a implementação do Centro de Parto Normal Tipo II no Hospital de Água Branca. Na oportunidade, a Vice-presidente do Cosems-PI e Secretária de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, enfatizou a importância das discussões em CIR para o fortalecimento das regiões de Saúde. “Tudo que for implementado no território, a nossa CIR precisa ser comunicada para que a gente possa participar e contribuir e até pactuar”, disse.

Foi encaminhado pelo colegiado a realização de reunião com a Sesapi para discutir o valor do financiamento do serviço e que municípios do território façam o levantamento da demanda reprimida de cirurgia geral para planejamento do mutirão de cirurgia geral no Hospital de Água Branca.