logo_cosemspi

Integrantes da CIR Vale do Canindé discutem pautas referentes à saúde pública na região

  Data e Hora: 17/06/2021 09:27:22

Nesta quarta-feira (16), os integrantes da Comissão Intergestora Regional (CIR) da região Vale do Canindé reuniram-se, de forma virtual, para tratar sobre pautas referentes à saúde pública no território. Entre os temas discutidos, a capacitação de Hanseníase para o Território Vale do Canindé, eleição do Representante Regional do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) e monitoramento dos Sistemas de Vacinação Covid-19.

Durante a reunião, a apoiadora da Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), Lívia Borges, apresentou informações sobre as doses recebidas e aplicadas pelos municípios da região e falou, também, sobre o incentivo financeiro da Sesapi para atividade de registro vacinal da Covid-19 nos municípios. “O Estado repassará o valor de R$ 1,50 para cada vacina cadastrada em um prazo de 30 dias”, disse.

A Presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Oeiras, Auridene Moreira, reforçou a importância de os municípios fazerem a atualização de doses aplicadas nos sistemas do Sesapi e Ministério da Saúde. “É muito importante que a gente não deixe acumular, que a gente veja uma equipe que possa alimentar os sistemas, pois nós não podemos cobrar vacinas se a gente não está sinalizando as vacinas sendo recebidas e aplicadas”, ressaltou.

Na ocasião, a assessora técnica do Cosems-PI, Socorro Candeira, explicou aos gestores sobre a pactuação da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) sobre a divisão das doses de vacina contra a Covid-19 para aplicação nos municípios de 50% das doses para o público geral, 30% para pessoas com comorbidades e os demais 20% das doses serão aplicadas de acordo com a definição dos Conselhos Municipais de Saúde. Socorro Candeira esclareceu, ainda, sobre o disposto na Portaria 1.221, de 15 de junho de 2021.

Ainda durante a reunião, foi realizada a eleição dos representantes regionais do Território no Cosems-PI. Foram eleitos como representantes Bruna Lara Carvalho, Secretária Municipal de Saúde de Santo Inácio do Piauí; e Luzivan Lustosa, Secretário Municipal de Saúde de São João da Varjota.

Outra pautas

Na oportunidade, Soane Morais, representante da Coordenação Assistência Farmacêutica da Sesapi, apresentou aos gestores o projeto de implantação do Programa de Hepatites virais nas Unidades dispensadoras de medicamentos.

A coordenadora Estadual do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Vera Regina Cavalcante, explicou as solicitações da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa), para indicar o nome de servidor para ser referência técnica em Saúde do Trabalhador no Município; sobre a indicação de técnicos para serem referências em Segurança do Paciente e Controle de Infecções Relacionada à Assistência à Saúde; e sobre o cadastro Nacional dos Serviços de Prevenção e controle de infecções relacionadas à saúde.

Eliracema Alves, representante do Programa Estadual de Hanseníase da Sesapi, convidou os municípios para participarem de uma capacitação realizada pela Secretaria sobre Hanseníase que será realizada, de forma virtual, nos dias 23 e 30 de junho.