Na manhã desta quarta-feira (26), os integrantes da Comissão Intergestora Regional (CIR) da região Chapada das Mangabeiras reuniram-se para tratar sobre pautas referentes à saúde pública no território. Entre os temas discutidos, estavam a estratégia de ampliação do acesso aos procedimentos cirúrgicos eletivos 2021, a implantação do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) do município de São Gonçalo e a experiência do município de Cristino Castro com o monitoramento de contatos Covid-19.
Na ocasião, participaram da reunião os gestores dos municípios da região; o técnico da Diretoria de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar (DUDOH) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), João Vitor Barbosa; a coordenadora da Regional de Saúde, Anne Leopoldo; e a apoiadora do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí, Amanda Pinheiro.
Iniciando a reunião, o coordenador da CIR e secretário municipal de Redenção do Gurguéia, Edizon Ribeiro, deu boas-vindas aos presentes e falou importância do fortalecimento do colegiado com a participação de todos os gestores da região nas reuniões de CIR.
Na oportunidade, o técnico da Sesapi, João Vitor Barbosa, apresentou os projetos para ampliação do acesso aos procedimentos cirúrgicos eletivos gerais e oftalmológicos para o ano de 2021 pactuados em reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Piauí (CIB-PI). Barbosa apresentou as Portarias em que os projetos estão baseados, o quantitativo de vagas para o território, e quais os procedimentos cirúrgicos elencados nos projetos. As cirurgias serão realizadas nos hospitais regionais de Bom Jesus e Corrente, observando o cenário epidemiológico da Covid-19 no território.
Ainda durante a reunião, foi a apresentada a solicitação do município de São Gonçalo para implantação de um projeto de SAMU e a experiência do município de Cristino Castro com o monitoramento de contatos Covid-19, que consiste em monitorar todos os contatos de um paciente que testou positivo para fazer uma estratégia mais precoce com a família e se necessário já isolar as pessoas.
Finalizando o encontro, a apoiadora Amanda Pinheiro reforçou a importância da participação dos secretários municipais de Saúde na Assembleia do Cosems-PI que acontece na próxima sexta-feira (28).
CIR Vale do Guaribas

Também nesta quarta-feira (26) aconteceu a reunião da CIR do Território Vale do Guaribas, que tratou de pautas referentes à saúde naquela região. Tais como apreciação do Projeto de Implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no município de Vera Mendes, revisão da Programação Pactuada e Integrada – PPI, estratégia de ampliação do acesso aos procedimentos cirúrgicos eletivos 2021, entre outras.
|
Piauí leva mais de 50 inscritos para o 11º Congresso Norte e Nordeste de Gestão Municipal do SUS em São Luís Data/Hora: 18/05/2026 14:51:09 |
|
XV Congresso do Cosems-PI reúne mil inscritos e destaca desafios e inovações para o SUS Data/Hora: 28/04/2026 10:31:33 |
|
11ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS divulga a menção honrosa das experiências exitosas selecionadas para etapa nacional Data/Hora: 24/04/2026 17:35:10 |
|
Confira salas e ordem das apresentações orais na 11ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS Data/Hora: 20/04/2026 16:57:00 |
|
Confira a lista de selecionados para a etapa de apresentações orais na 11ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS Data/Hora: 15/04/2026 13:48:33 |
| Leia todas as notícias |
|---|