logo_cosemspi

Presidente do Cosems-PI participa da abertura do V CIAPS

  Data e Hora: 06/05/2021 14:02:18

Na manhã desta quinta-feira (6), a Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) e Secretária Municipal de Saúde de Oeiras, Auridene Moreira, participou da abertura do V Congresso Internacional de Atenção Primária à Saúde (V CIAPS). Na oportunidade, a gestora destacou o desafio duplo das Secretarias Municipais de Saúde em enfrentar a pandemia e manter a assistência à Saúde nos municípios.

O evento é uma promoção do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES), da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Mulher, em colaboração com o Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN). Neste ano, o congresso trata a temática “Aproximando a Ciência da Prática para a Saúde da Mulher em tempos de Covid-19”.

A solenidade de abertura contou, também, com a presença de autoridades como a vice-governadora do Piauí, Regina Sousa; deputados estaduais; e representantes dos Conselhos Nacionais de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e de Secretários de Saúde (Conass).

Iniciando a cerimônia, o reitor da UFPI, Gildásio Guedes, ressaltou a importância do Piauí como polo de Saúde da Região Norte/Nordeste. “Nós somos um polo de Saúde que recebe com satisfação e com leveza pessoas vindas do Maranhão, do Ceará, do Pará e de outros estados. Nós somos um polo de Saúde a serviço da sociedade brasileira”, disse.

A Presidente do Cosems-PI, Auridene Moreira, evidenciou a situação dos municípios em relação ao combate à Covid-19. “Nos municípios, neste momento, nós passamos por um desafio muito grande de tratarmos a síndrome gripal, de fazermos esse olhar intensificando as ações de enfrentamento à pandemia, e, ao mesmo tempo, não deixarmos de olhar para os grupos que precisam continuarem assistidos, como por exemplo as ações voltadas para a saúde da mulher”, afirmou.

Já a representante do Conasems, Marcela Alvarenga, ressaltou a importância do tema do Congresso para a entidade. “Nós temos esse tema como prioritário para o Conasems na discussão e na elaboração de processos formativos e no apoio aos gestores municipais a essa causa e o cuidado desse grupo tão especial”, destacou.

Após a cerimônia, teve início a Conferência magistral “Cuidado materno em tempo de Covid-19”, ministrada pelo Doutor Bremen de Múcio, assessor regional em Saúde Materna Uruguai da Organização Panamericana de Saúde.