logo_cosemspi

Pró-Piauí: Cosems-PI participa de Comitê que coordena a retomada gradual de atividades econômicas

  Data e Hora: 09/06/2020 17:12:04

 

O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) é integrante do Comitê Pró-Piauí Covid-19, que coordena o programa de retomada às atividades econômicas de forma organizada. Coordenado pela Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), o colegiado realizou, nesta segunda-feira (8), sua primeira reunião; hoje (9), aconteceu o primeiro encontro setorial, com representantes do setor da construção civil.

Segundo o secretário de Estado do Planejamento, Antonio Neto, o primeiro encontro foi muito participativo. “Nós avaliamos questões importantes no que diz respeito à forma que vamos finalizar os protocolos das três atividades que estão sendo sinalizadas para o início do processo de reabertura: a construção civil, o setor médico e clínicas, além do setor automotivo, peças e oficinas”, declarou. 

O Comitê deliberou pela realização de uma campanha publicitária direcionada aos empreendedores e empresários com as formas de adesão ao protocolo, explicando quais são as responsabilidades, tanto dos empresários, como dos trabalhadores, além dos clientes, nesta nova forma de convivência, uma vez que devem ser adotadas uma série de medidas sanitárias, estabelecidas pelo protocolo. 

De acordo com Leopoldina Cipriano, vice-presidente do Cosems-PI e gestora municipal de Saúde de Capitão Gervásio Oliveira, a preocupação fundamental do Conselho é quanto à segurança sanitária desse processo de retomada. “Estamos acompanhando o que as redes municipais de saúde estão executando na atenção básica e também os procedimentos em âmbito estadual. É preciso garantir todas as medidas sanitárias necessárias a um retorno seguro”, declarou, acrescentando que cada segmento deve estar rigorosamente preparado para o retorno de seu funcionamento. 

Composição
Integram ainda o Comitê representantes das Secretarias Estaduais de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico e de Saúde, Associação Piauiense de Municípios e Prefeitura de Teresina, representantes dos trabalhadores e do setor empresarial empresários.