logo_cosemspi

Cosems-PI realiza Seminário de Gestão em Saúde e reúne mais de 300 inscritos em Teresina

  Data e Hora: 12/02/2026 12:05:36

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) realizou seu primeiro evento de 2026 reunindo mais de 300 inscritos, entre secretários municipais de saúde e técnicos das Secretarias Municipais de Saúde (SMS), em Teresina. O encontro marcou o início do calendário institucional do ano, com foco no fortalecimento da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) nos municípios piauienses.

A programação contemplou debates sobre monitoramento e avaliação da Atenção Primária à Saúde (APS), auditoria, financiamento, emendas parlamentares e a realização da Assembleia Geral do Conselho.

Fortalecimento da Atenção Primária

Durante a abertura, a presidente do Cosems-PI e presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Leopoldina Cipriano, destacou a importância do encontro para o alinhamento estratégico da gestão municipal.

“Estamos recebendo os secretários municipais de saúde e técnicos do município para que a gente possa debater temas importantes do dia a dia do SUS do Piauí. Hoje, nós vamos debater atenção primária à saúde, o monitoramento, os indicadores. Vamos discutir auditorias, emendas parlamentares, entre outros temas importantes”, afirmou.

Representando a Coordenação-Geral de Saúde da Família e Comunidade da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS/MS), o assessor técnico José Felix destacou a relevância do monitoramento dos indicadores vinculados ao novo modelo de financiamento da APS.

“Hoje nós vamos aprender um outro olhar para o painel de práticas da APS, através dos indicadores do novo financiamento. A nossa intenção é qualificar cada vez mais a atenção e o cuidado da nossa população brasileira. Vamos trabalhar monitoramento, avaliação e o desempenho desses indicadores”, explicou.

Auditoria e financiamento como instrumentos de gestão

A chefe substituta do Serviço Nacional de Auditoria do SUS no Piauí (DenaSUS), Marly Lustosa, reforçou o papel da auditoria como ferramenta estratégica para a melhoria da gestão pública.

“Os gestores vão poder entender como a auditoria na gestão pública pode ser utilizada como ferramenta para melhor utilização dos recursos, aprimorar as decisões das gerências e otimizar a qualidade da assistência prestada ao usuário”, pontuou.

Para os gestores municipais, o seminário foi também um espaço de atualização técnica e fortalecimento das práticas administrativas. A secretária municipal de saúde de Demerval Lobão, Andreia Cavalcante, ressaltou a importância dos temas discutidos.

“Aqui é um local onde a gente se recarrega de informações para conduzir uma gestão cada vez mais efetiva e que possa levar qualidade de vida para a população”, afirmou.

Já a secretária municipal de Saúde de Cristalândia do Piauí, Lissandra Lemos, destacou o impacto direto das discussões para a melhoria dos indicadores municipais.

“É um seminário importante, onde estamos recebendo novas informações e atualizações em relação aos nossos indicadores, para que a gente possa realmente planejar e avançar. Aqui estamos vendo os indicadores de forma individualizada e também recebendo informações sobre as emendas parlamentares. É um momento único e muito importante”, destacou.

Integração e compromisso com os municípios

Ao reunir representantes dos 224 municípios do estado, o Seminário de Gestão em Saúde consolidou-se como um espaço estratégico de qualificação, troca de experiências e alinhamento técnico, reafirmando o compromisso do Cosems-PI com o fortalecimento da gestão municipal.

O primeiro evento de 2026 reforça o papel do Conselho como articulador e apoiador dos gestores, promovendo atualização permanente, integração institucional e avanços concretos na organização do SUS no Piauí.