logo_cosemspi

Seminário Integrado: Cosems-PI e Cosems-AL unem forças para Fortalecer a Gestão do SUS no Nordeste

  Data e Hora: 19/11/2025 08:22:47

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) participou, nesta segunda-feira (17), da abertura do Seminário Integrado Cosems-AL, em Penedo, no Alagoas. O evento, que ocorre até o dia 19/11, tem como tema a discussão de Licitação, Contratos, Financiamento e Emendas Parlamentares, e reúne gestores e profissionais de saúde do Piauí e Alagoas, com o objetivo de capacitar e atualizar sobre estratégias inovadoras que impactam diretamente na eficiência da gestão e na qualidade da atenção à saúde.

A Presidente do Cosems-PI, Leopoldina Cipriano, destacou a relevância do encontro para a região, afirmando que “é um momento de fortalecer os Cosems e de discutir pautas importantes para o Nordeste, fortalecendo cada vez mais o SUS no Piauí e em todo o Brasil”.

O Presidente do Cosems-AL, Rodrigo Buarque, celebrou a presença da delegação piauiense no intercâmbio. “Tenho grata satisfação de, nesse intercâmbio, estar recebendo o Piauí, que traz uma gama de profissionais piauienses para a troca de experiências. Já tivemos essa experiência com os estados do Rio Grande do Norte e Tocantins, e agora com o Piauí, para que possamos construir um SUS mais forte em nossa região”, afirmou.

O Presidente do Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems), Hisham Hamida, reforçou a importância da integração para o futuro do Sistema Único de Saúde. Segundo o gestor, este é “um momento de extrema importância para discutir os rumos do SUS, em especial em Alagoas, e com essa integração com o estado do Piauí. Falamos sobre a importância das emendas parlamentares, alertando gestores e trabalhando em todos os temas que possam fortalecer o SUS.”

O Seminário Integrado entre Cosems-PI e Cosems-AL oferece um espaço de aprendizado e fortalecimento institucional para os municípios de ambos os estados, onde o Cosems-PI compartilha as experiências exitosas de gestão nos municípios e, ao mesmo tempo, absorve novas práticas de Alagoas, promovendo a integração do conhecimento técnico e estratégico para o aprimoramento contínuo do SUS no Nordeste.