logo_cosemspi

Cosems-PI e FMS solicitam revisão na PPI para resolver problemas de acesso a serviços de saúde em Teresina

  Data e Hora: 25/06/2024 11:26:13

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) esteve, nesta segunda-feira (24), em reunião com a Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) com o objetivo de resolver os problemas relacionados ao acesso de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de municípios piauienses aos serviços de saúde pública da capital.

Estiveram presentes no encontro a presidente do Cosems-PI e secretária municipal de saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, o presidente da FMS, Ítalo Costa, a secretária municipal de saúde de Água Branca, Ana Paula Moura, e técnicos do Cosems-PI e FMS.

Na reunião, a FMS esclareceu que Teresina está à disposição dos demais municípios e que os problemas acerca do atendimento de pacientes deve-se à desatualização do teto da Programação Pactuada e Integrada (PPI), que permanece o mesmo de 2009, o que inviabiliza a capacidade de atendimentos na capital. “Teresina está de portas abertas aos municípios do Piauí. Junto com Cosems-PI, estamos buscando medidas viáveis a serem trabalhadas para resolver esse problema”, destacou Ítalo Costa, presidente da FMS.

De acordo com a presidente do Cosems-PI, Leopoldina Cipriano, o problema deve ser resolvido entre municípios, estado e União, tendo em vista a necessidade de revisão da PPI. “A pauta que discutimos hoje já vem sendo tratada há meses. É um problema que estamos buscando resolver entre os três entes: municípios, estado e União. Tudo isso para garantir aos nossos usuários o direito à saúde pública”, apontou.

Sobre os encaminhamentos da reunião, foi pactuado que os procedimentos de oncologia, nefrologia e de APAC serão autorizados via extra-teto da PPI; a realização de um episódio da Conversa com o Gestor para esclarecer sobre o protocolo de oncologia em Teresina e o levantamento da execução dos recursos da PPI por município.