logo_cosemspi

Cosems-PI, Sesapi e FMS debatem estratégias para resolver os problemas de saúde pública na capital

  Data e Hora: 23/04/2024 12:01:39

A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) e Secretária Municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, esteve em reunião com o secretário de estado da saúde, Antônio Luiz Soares, e o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Ítalo Costa, para tratar de assuntos que envolvem o acesso de pacientes da Região de Saúde Entre Rios aos serviços de saúde em Teresina.

Entre as temáticas, a entrega de órteses, próteses, cadeira de banho e rodas que os municípios que compõe o Território não recebem desde novembro de 2023. O objetivo foi analisar formas para sanar o problema por meio de emenda parlamentar.

Outra pauta da reunião foi a dificuldade de agendamento de consultas e exames devido à Programação Pactuada Integrada do Piauí (PPI) que está sob responsabilidade de Teresina, o que tem dificultado o acesso de outros municípios. Ainda no encontro, foi discutido o repasse dos valores referentes às consultas oncológicas e tratamentos de oncologia por parte do Maranhão, tendo em vista que o município de Teresina atende também pacientes do estado vizinho, indo além de sua capacidade.

Sobre o assunto, Leopoldina Cipriano ressaltou que a missão da instituição é atender as 224 Secretarias Municipais de Saúde do Piauí e que está comprometida em apoiar a FMS na resolução dos problemas enfrentados em Teresina. “O Cosems-PI está à disposição da FMS para ajudar no que for preciso em relação ao cenário atual do SUS na Capital. Nós estamos buscando formas de atender também as necessidades dos municípios do Território que necessitam desses serviços. A prioridade é garantir que a população do Piauí tenha acesso à saúde pública de qualidade”, apontou.