logo_cosemspi

CIR Vale do Canindé debate melhorias para a saúde pública no território

  Data e Hora: 25/05/2022 18:15:28

Os integrantes da Comissão Intergestores Regional (CIR) do Vale do Canindé participaram, nesta quarta-feira (25), em Oeiras, da reunião ordinária de maio do colegiado. Entre as pautas, estiveram a discussão sobre o acesso a exames de imagem na região, as ações de enfrentamento a arboviroses, implantação do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) nos municípios de Santa Rosa do Piauí e São João da Varjota e os prazos para a construção e envio dos instrumentos de gestão no sistema DigiSUS.

Em relação ao combate à Dengue, à Chikungunya e à Zika, foi pontuado, durante a reunião, a importância de os municípios intensificarem as ações de enfrentamento, bem como a notificação dos casos no Sistema CPD. Quanto aos instrumentos de gestão (Plano Municipal de Saúde, Relatório Anual de Gestão, Programação Anual de Saúde e os Relatórios Quadrimestrais), foi discutida a necessidade de as gestões municipais preencherem os dados referentes a estas ferramentas no Sistema DigiSUS, levando em conta os prazos definidos pelo Ministério da Saúde.

Na ocasião, os gestores retomaram a discussão acerca da ampliação do acesso à exames de tomografia e da oferta do serviço de mamografia disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no território Vale do Canindé. Durante a reunião, foi enfatizada também a importância da participação dos municípios no Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

A Presidente do Cosems-PI e coordenadora da CIR Vale do Canindé, Auridene Moreira, destaca a relevância das deliberações realizadas por esta instância colegiada. “É um momento importante para região de Saúde, em que nós fazemos esta discussão interna, escutando os gestores e, ao mesmo tempo, buscando melhorias para o nosso território.

A reunião foi finalizada com a visita técnica dos membros da CIR ao Centro Especializado de Reabilitação (CER II) de Oeiras.