A Diretoria Executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) realizou, nesta terça-feira (29), a sua segunda assembleia por web conferência. O evento on-line contou com mais de 100 participantes, alcançando a maioria simples do colegiado, como prevê o Estatuto, dentre eles: gestores e técnicos de Saúde de municípios piauienses.
Durante a assembleia foram tratadas as seguintes pautas: prestação de contas referente ao ano de 2019, prestação de contas referente ao 2º quadrimestre de 2020, a Portaria Nº 2.358, de 02 de setembro de 2020; e recursos para combater o novo coronavírus: utilização e prestação de contas.
Em sua fala, que deu início à programação do evento, a Presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Oeiras, Auridene Tapety, destacou a importância da prestação de contas e organização do processo de trabalho dos gestores neste momento final de gestão. “Nós não podemos esquecer aqui de um ponto extremamente importante, que é a prestação de contas e a organização de todo o processo de trabalho em relação a esse final de governo. Que a gente possa parar e olhar para todos os instrumentos de gestão e ver se o município se encontra dentro de um segmento conforme a orientação por parte do Ministério da Saúde, do Conasems e dos Cosems”, afirmou.
A gestora ressaltou, ainda, os esforços do Cosems-PI na retomada dos atendimentos eletivos na saúde pública do Piauí. “Nós fizemos uma proposta em uma das últimas reuniões de CIB, levamos ao diálogo com o secretário (estadual de Saúde) e com todo o seu corpo técnico, onde foi criado um instrumento que pudesse nortear a retomada gradativa da oferta de todo o serviço eletivo dentro do estado do Piauí”, destacou.
A Secretária Executiva do Cosems-PI, Goretti Pereira, apresentou o parecer positivo do Conselho Fiscal sobre a prestação de contas da entidade referente ao 2º quadrimestre de 2020, sendo aprovado com unanimidade pela assembleia. A prestação de contas de 2019, que foi aprovada sem ressalvas na última assembleia, foi relembrada durante a pauta.
O evento continuou com a apresentação da Portaria Nº 2.358, de 02 de setembro de 2020, que institui incentivo de custeio, em caráter excepcional e temporário, para a execução de ações de rastreamento e monitoramento de contatos de casos de Covid-19. Sobre a Portaria, a consultora do Cosems-PI, Socorro Candeira, frisou que o rastreamento de contatos é importante para diminuir a propagação da Covid-19. “O rastreamento de contato é justamente uma estratégia que visa diminuir a propagação da doença, pois nós estamos em um momento que a pandemia na grande maioria dos estados já atingiu um platô e está estável e em queda, e hoje é uma estratégia importantíssima fazer o rastreamento de contatos para diminuir a propagação”, evidenciou.
Ainda durante a assembleia, foram apresentadas outras portarias que tratam sobre o enfrentamento à Covid-19, além do esclarecimento de dúvidas dos gestores sobre a utilização e prestação de contas desses recursos.
Cosems-PI destaca a importância da participação dos municípios na Oficina sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Privada de Liberdade Data/Hora: 10/09/2024 12:19:10 |
1ª edição do workshop Qualificar para Apoiar é encerrada com avaliação positiva Data/Hora: 04/09/2024 21:13:23 |
Qualificar para Apoiar: Cosems-PI promove capacitação voltada para o fortalecimento do Apoio nas Regiões de Saúde Data/Hora: 03/09/2024 19:36:16 |
Em Brasília, presidente do Cosems-PI participa de agenda institucional em prol do SUS Data/Hora: 30/08/2024 19:02:34 |
Gestores municipais de saúde participam das discussões da 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Piauí Data/Hora: 29/08/2024 21:04:32 |
Leia todas as notícias |
---|