logo_cosemspi

17ª Mostra Brasil, Aqui Tem SUS: profissionais de saúde do Piauí apresentam experiências exitosas em Campo Grande

  Data e Hora: 12/07/2022 17:24:32

Participantes piauienses na 17ª Mostra Brasil, Aqui Tem SUS

Buscar e apresentar novas experiências no Sistema Único de Saúde (SUS) é o objetivo da 17ª Mostra Brasil, Aqui Tem SUS, que foi iniciada nesta terça-feira (12), sob realização do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), em Campo Grande (MS). Ao todo, onze trabalhos realizados por profissionais de saúde do Piauí foram apresentados no evento.

Durante o primeiro dia de apresentações, os municípios piauienses destacaram as metodologias utilizadas dentro das unidades de saúde para a melhoria do atendimento aos usuários do SUS no estado do Piauí. Os trabalhos foram selecionados pela banca avaliadora da 7ª Mostra Piauí, Aqui Tem SUS, ocorrida por ocasião do Seminário Estadual Estratégias de Fortalecimento do SUS Piauí, realizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI), em 17 de maio de 2022.

O Presidente do Conasems e Secretário Municipal de Saúde (SMS) de Pacatuba (CE), Wilames Freire, parabeniza a participação do Piauí na Mostra e enfatiza a importância do evento. “São mais de 350 trabalhos apresentados e esse é o sucesso do SUS, Sistema Único de Saúde, e o sucesso da saúde pública no Brasil nesta Mostra”, ressalta.

Auridene Moreira, Presidente do Cosems-PI e SMS de Oeiras, ressalta a importância das ações apresentadas para a saúde pública. “É uma oportunidade de crescimento profissional, troca de experiências e de nos fortalecermos cada vez mais frente às ações e aos serviços de saúde”, pontua.

Apresentações da manhã do 1º dia de Mostra

“É um momento que a gente vai para aprender, inspirar-se e reinventar essas experiências em nossos municípios”, acrescenta Leopoldina Cipriano, Vice-Presidente do Cosems-PI e SMS de Miguel Alves.

A qualificação da informação dos serviços de saúde nas gestões municipais foi um dos temas abordados pela Enfermeira e Apoiadora Institucional da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, Andreia Sena, em seu trabalho sobre o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). A profissional reforça a necessidade de capacitar e melhorar os sistemas de informações das gestões municipais. “A gente apresenta o esforço da gestão em investir em informatização das equipes, para que possamos melhorar não só os registros feitos pelos profissionais, mas também a qualidade das ações”, destaca.

O Prefeito de Arraial do Piauí, Aldemes Barroso, em sua fala, salientou os avanços do projeto exposto na “Mostra” e executado em seu município em relação ao acompanhamento odontológico de gestantes. “Trouxe resultado numérico, uma numeração de 100% nas avaliações dos indicadores do Previne Brasil na área do pré-natal odontológico”, afirma.