logo_cosemspi

12º Território de Desenvolvimento do Piauí é pauta da CIR Guaribas

  Data e Hora: 18/05/2022 19:14:10

CIR Vale do Guaribas

A efetivação do Território de Desenvolvimento (TD) Chapada do Vale do Itaim, 12ª região do Piauí, foi pauta principal, nesta quarta-feira (18), da reunião ordinária da Comissão Intergestores Regional do Vale do Guaribas. O encontro, que aconteceu na sede da Associação Piauiense de Municípios (APPM), contou com a presença de prefeitos e Secretários Municipais de Saúde da região, de representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI), da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) e do Presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Paulo César Morais.

Com a publicação da Lei Complementar Nº 6.967/2017, foi regulamentada a criação do TD Chapada do Vale do Itaim, sendo a nova região um desmembramento do TD Vale do Rio Guaribas. O novo território é composto por 16 municípios: Acauã, Belém do Piauí, Betânia, Caldeirão Grande, Caridade do Piauí, Curral Novo, Francisco Macedo, Jacobina, Jaicós, Marcolândia, Massapê do Piauí, Padre Marcos, Patos, Queimada Nova, Simões e a sede da região, o município de Paulistana.

De acordo com Ana Eulálio, Diretora da Unidade de Planejamento da Sesapi, a reunião foi o momento de os gestores tirarem as dúvidas sobre a efetivação do novo território e de firmar os compromissos institucionais entre o Estado e os municípios.

Auridene Moreira, Presidente do Cosems-PI. Créditos: Ascom APPM

A Presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Oeiras, Auridene Moreira, explica qual a finalidade da efetivação do novo território para a saúde pública no estado. “Por ser um território muito grande, com essa divisão, nós conseguimos organizar os serviços de saúde presentes no território e, a partir de então, nós estamos trabalhando no propósito de descentralizar outros serviços e aproximá-los mais dos municípios que irão fazer parte desse território, como forma de reduzir a sobrecarga para uma só região”, afirmou.

“Com esse desmembramento, automaticamente nós iremos trabalhar o fortalecimento desse novo território, implantando outro dispositivo de saúde, para que essa região fique melhor assistida, de maneira mais aproximada, e que não seja tudo referenciado para Picos”, acrescentou Auridene Moreira.

Na ocasião, foi apresentada a Apoiadora Institucional do Cosems-PI na região Chapada do Vale do Itaim, Andreia Cavalcante. Durante o encontro, foram discutidas, ainda, pautas referentes à implantação da Policlínica de Picos e ao fluxo de acesso ao Hospital Justino Luz, em Picos.

A coordenadora da CIR Guaribas e Secretária Municipal de Saúde de Massapê do Piauí, Maria Lúcia de Carvalho, destacou os principais encaminhamentos da reunião. “Ficou definido que os 16 municípios se reunirão, juntamente com a Associação Municipalista do Vale do Itaim (AMVI), para ampliar a discussão e decidir em relação à situação para essas cidades com a efetivação do novo território:  o que altera, o que permanece, o que causa e qual o impacto dessa divisão do território”, disse. “Também foi decidido a criação da Policlínica; já saímos daqui com a definição de treinamento dos marcadores do sistema, para que a gente já possa em junho iniciar com quatros especialidades e a previsão é ampliar”, enfatizou.

Outro encaminhamento foi criação de uma comissão formada por secretários e prefeitos visando à aproximação entre municípios e hospital regional, para discussão de soluções referentes à melhoria do acesso à unidade de saúde.