logo_cosemspi

Em Corrente, CIR Chapada das Mangabeiras debate a regulação de exames no território

  Data e Hora: 27/05/2022 17:57:31

Os membros da Comissão Intergestores Regionais (CIR) da Chapada das Mangabeiras estiveram reunidos, nesta sexta-feira (27), com o objetivo de discutir a repactuação de consultas especializadas e exames no território, a implantação de Equipe Multiprofissional no município de Morro Cabeça no Tempo, instalação de um Centro de Oncologia na região de Bom Jesus e a solicitação recursos financeiros para Santa Filomena e Avelino Lopes.

O encontro foi marcado, ainda, pela discussão sobre a autonomia dos municípios nas gestões de saúde. A gestão plena em saúde permite que o município assuma a área de saúde local e se torne responsável pela administração dos recursos financeiros direcionados ao sistema público da região.

Na oportunidade, a Apoiadora do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-PI) Andreia Cavalcante ressaltou a relevância do assunto para o fortalecimento das regiões de saúde: “A discussão é de extrema importância tendo em vista que visa ao fortalecimento do sistema de saúde dos municípios que compõem a Chapada das Mangabeiras”.

Sobre a temática, o Secretário Municipal de Saúde de Corrente, Dionísio Junior, destacou os problemas enfrentados pelos usuários de sua região quanto à realização de tomografias, por exemplo. “Nossa luta é para que esses recursos sejam enviados para os nossos municípios, para que nós possamos resolver essas questões em nossas regiões”, afirma.

Já em relação à repactuação de consultas especializadas e exames no território, a Vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-PI) e Secretária Municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, pontuou que deve haver clareza em relação à situação nas unidades de saúde da Regional. “Nós queremos transparência sobre os serviços ofertados e as possibilidades de acesso ao usuário”, destaca.

A reunião foi concluída com a solicitação de um encontro entre a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), Prefeitos, Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) e Secretários Municipais de Saúde para tratar da pactuação das consultas especializadas e exames.