logo_cosemspi

Vice-presidente do Cosems-PI participa de Encontro Virtual do Projeto Aedes na Mira

  Data e Hora: 12/11/2020 20:30:09

Na tarde desta quarta-feira (11), a vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) e secretária municipal de Saúde de Capitão Gervásio, Leopoldina Cipriano, participou da segunda parte do 1º Encontro Virtual do Projeto Aedes na Mira. Durante o evento, a gestora mediou a apresentação de experiências de vigilância e enfrentamento às arboviroses feitas por alunos do projeto.

O 1° Encontro Virtual do Projeto Aedes na Mira tem como objetivo disseminar experiências municipais de enfrentamento às arboviroses, apresentando o trabalho que os municípios têm feito para continuar as ações de combate a essas doenças durante e pós-pandemia.

Nesta segunda live, transmitida pelo canal do Conasems no Youtube, foram apresentados trabalhos das cinco regiões do Brasil: Aprimoramento da capacidade entomológica do município Três Lagoas (MS) para Leishmaniose Visceral, de Georgia Medeiros de Castro Andrade – Três Lagoas (MS); Educar para combater o Aedes Aegypti, de Angela Kolln – Cunha Porã (SC); Integração Visa e UBS no trabalho de combate de às arboviroses em uma UBS em reforma, de Liliane Cristina Ferraz Gruli – Campinas (SP); Bloqueio dos vírus: zika vírus, chikungunya e dengue, de José Eduardo dos Santos e Odinei de Paiva Pinto – Anajás (PA); Alunos mobilizadores da saúde, de José Fábio de Sousa – Horizonte (CE); e os comentários foram feitos pela consultora técnica da Coordenação-Geral de Vigilância de Arboviroses do Ministério da Saúde, Aline Rapello.

Em sua fala, a vice-presidente do Cosems-PI, Leopoldina Cipriano, destacou a importância do projeto Aedes na Mira para a capacitação de gestores e profissionais de saúde sobre as arboviroses. “O Aedes na Mira teve uma conotação muito importante no país e tinha um papel muito importante de qualificar os gestores e profissionais de saúde em todo o país, foram mais de 15 mil profissionais e gestores qualificados. O projeto teve uma capilaridade que chegou a mais de 4125 municípios do país”, afirmou.

A coordenadora do projeto Aedes na Mira, Kandice Falcão, ressaltou a finalidade do evento em apresentar as que são realizados a partir do projeto Aedes na Mira. “Nós pensamos nesse formato para apresentarmos um pouco da diversidade das experiências desenvolvidas nos territórios municipais e é uma oportunidade de mostrar a importância da educação em saúde para o controle do aedes nos municípios”, frisou.

Assista aqui a live na íntegra: