logo_cosemspi

Vacinação em Miguel Alves já supera 2.100 doses aplicadas

  Data e Hora: 29/03/2021 14:41:47

Após um ano de pandemia, muitos são os desafios enfrentados pelos municípios no enfrentamento à Covid-19. Segundo o Boletim Extraordinário do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), desde o início de março de 2021 há uma tendência de colapso no Sistema de Saúde com o aumento de casos, a consequente transmissão do vírus e a falta de vacinas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde.

Na contra-mão deste cenário, os municípios vêm empreendendo esforços diários para redução do número de infectados e de óbitos por conta do coronavírus. O município de Miguel Alves (a 118 km de Teresina) é um dos exemplos no Piauí, com cerca de 60% da população morando na Zona Rural, a Secretaria Municipal de Saúde tem como prioridade a vacinação contra a Covid-19.

Equipe de Saúde de Miguel Alves em ação

A secretária municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, destaca que há muitas dificuldades para as equipes de Saúde chegarem às localidades mais distantes do município. “Algumas comunidades estão a 40 km de distância da sede do município; muitas vezes, as equipes precisam fazer até 5 viagens, em estradas de chão, para aplicar essas doses”, afirma.

Outra dificuldade apresentada pela gestora é a falta de conectividade à internet nas localidades da Zona Rural, o que impossibilita a atualização diária dos dados da vacinação. “Além disso, o registro é por meio da internet e na maioria das localidades só conseguimos fazer na cidade, então, as equipes têm que tirar um tempo na semana para registrar todas as doses aplicadas”, ressalta.

Apesar das dificuldades enfrentadas pelo município, Miguel Alves já conta com um total de 2.153 doses aplicadas. Leopoldina Cipriano evidencia que este é o resultado do empenho das Equipes de Saúde da Família e da gestão para garantir a vacinação em todo o público prioritário.