logo_cosemspi

Territórios Vale do Canindé e Serra da Capivara debatem pautas da saúde pública em reuniões da CIR

  Data e Hora: 30/11/2022 09:10:47

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) participou, nesta terça-feira (29), de duas reuniões de Comissões Intergestores Regional (CIR). A primeira, foi a do território Vale do Canindé, realizada em Santo Inácio do Piauí. Foi seguida da CIR do território Serra da Capivara, no município de São Raimundo Nonato. Representaram a entidade as Apoiadoras Técnicas Naiany Porto e Luzita Tomaz, respectivamente.

 

A Secretária de Saúde de Santo Inácio, Bruna Lara, parabenizou a participação do Cosems-PI nos encontros mensais da CIR do Vale do Canindé. “Podemos dar um feedback do que é buscado em CIR, do que o Cosems faz, nos ajudando a resolver vários gargalos em relação a tudo que a gente busca de apoio, então é muito boa essa aproximação”, afirmou a gestora.

 

O encontro teve como pautas principais: a proposta de implantação de Academia da Saúde no município de Conceição do Canindé, informações sobre os Instrumentos de Planejamento, além de informes da 8ª Coordenação Regional de Saúde e do Cosems-PI.

 

Já os integrantes da CIR Serra da Capivara discutiram a respeito da implantação da Rede de Atenção Materno Infantil (Rami), a ser realizada em 2023. A novidade é que os municípios da região de São João do Piauí terão a maternidade Mãe Elisa como referência. Outro tema discutido foi a importância da participação de mais gestores da região em reuniões da CIR e em demais eventos relacionados à saúde pública.

O colegiado também debateu a respeito da falta de pagamento de recurso do Qualifar-SUS, programa que destina recursos financeiros para estruturação dos serviços e ações da Assistência Farmacêutica. De acordo com Marquino Rocha, Secretário Municipal de Saúde de Lagoa do Barro do Piauí, alguns gestores afirmaram ter problemas em alimentar o Sistema Hórus, necessário para o repasse do recurso.

 

“O recurso de custeio no valor de R$ 6 mil em quatro parcelas anuais não está sendo repassado a alguns secretários que não estão em dia com o Hórus e eles vieram até nós buscar um treinamento para alimentar de forma correta o Sistema. Nós ficamos de providenciar a realização desse treinamento”, explicou.