logo_cosemspi

Territórios Rios Piauí e Itaueira e Vale do Guariba reúnem gestores para discutir demandas da saúde pública

  Data e Hora: 13/09/2022 17:59:28

Duas reuniões mensais de Comissões Intergestores Regionais (CIR) foram realizadas, nesta terça-feira (13), nos territórios Rios Piauí e Itaueira e Vale do Guaribas, respectivamente. O objetivo dos encontros foi discutir, junto a gestores, técnicos, equipe de Apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI), representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e da Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP), a respeito de pautas relevantes para as regiões de saúde.

No município de Picos, sede do território Vale do Guaribas, a discussão girou em torno da Assistência Farmacêutica. A demanda foi provocada pela falta de medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a Coordenadora da CIR, Maria Lúcia Carvalho, SMS de Massapê do Piauí, foi realizada uma solicitação junto à Sesapi para que um técnico participe das próximas reuniões.

“Ainda há muitas dúvidas dos gestores sobre o que é de responsabilidade dos municípios e o que compete ao estado. Também foi proposta, no encontro, a realização de uma CIR Itinerante, para que possamos estimular a participação e tornar o colegiado mais atrativo para os secretários e fortalecer o território”, complementou.

A Vice-Presidente do Cosems-PI e SMS de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, também participou da reunião, juntamente com a Apoiadora Socorro Moura. Na oportunidade, a gestora discursou, reforçando a necessidade de maior participação dos gestores em reuniões de CIR.

Já na discussão do território Rios Piauí e Itaueira, realizada no município de Floriano, houve foco no projeto TeleNordeste, de execução da BP e que visa disponibilizar teleconsultas em especialidades para regiões do Nordeste. Na oportunidade, os representantes ouviram o retorno dos gestores a respeito da implantação do projeto e anunciaram que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todos os municípios do território poderão fornecer o serviço para os usuários. Outra novidade foi que a neuropediatria foi inserida como especialidade a ser disponibilizada pelo projeto.

Outra pauta relevante que esteve em debate foi o Planifica SUS, projeto voltado para a organização e integração da Atenção Primária à Saúde (APS). “Apresentamos as diretrizes para o agendamento no ambulatório de atenção especializada na linha materno-infantil, que visa atender a gestante de alto risco e crianças de 0 a 5 anos de alto risco no território de saúde”, explicou Meirylene dos Santos, enfermeira de Floriano e Referência Técnica Municipal do projeto.