logo_cosemspi

Território de Saúde Chapada das Mangabeiras reúne-se com o Secretário de Estado da Saúde

  Data e Hora: 11/01/2024 10:38:13

Na tarde desta quarta-feira, 10, 21 municípios que compõem o Território de Saúde Chapada das Mangabeiras reuniram-se com o Secretário de Estado da Saúde – Sesapi, Antônio Luiz Soares, para apresentar e discutir os principais gargalos da saúde pública nos municípios do extremo sul do Piauí.

“A reunião foi importante para colocarmos as nossas maiores dificuldades, o secretário nos ouviu e se prontificou a buscar soluções para melhorar o nosso vazio assistencial, diminuindo, por exemplo, a quantidade de transferências dos hospitais de Bom Jesus para Floriano e Teresina, aumentando a resolutividade do Hospital Regional de Bom Jesus”, avaliou Betânia Lima de Araújo, Secretária Municipal de Saúde de Santa Luz e coordenadora da CIR Chapada das Mangabeiras.

 

O Secretário Antônio Luiz respondeu sobre os pedidos de ampliação dos serviços disponíveis para os municípios. “Estamos implementando 16 Centrais de Exames espalhadas pelo estado. Piripiri, por exemplo, não tem mais fila para exames por conta dessa medida que deve ajudar a todos os municípios”, afirmou. Falando sobre a realização da reunião, acrescentou: “Nós sabemos que essas cobranças dos municípios devem ser constantes, essas conversas têm que acontecer para que as necessidades sejam atendidas”.

Leopoldina Cipriano, presidente do Consems-PI e SMS de Miguel Alves, solicitou ao gestor estadual que os responsáveis pela áreas técnicas da secretaria de Estado estejam mais próximos dos municípios. “Peço que todos os diretores e superintendentes da Sesapi visitem os territórios, os municípios, para conhecer de perto todas as necessidades que foram apresentadas aqui hoje”, convidou.

Além do Secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz Soares, participaram da reunião: a Superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios (SUPAT)
Leila Marília Santos, o diretor do Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (LACEN), Fabrício Pires, o Diretor de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (DUCARA), Rodrigo Martins, o Coordenador da Rede de Urgência e Emergência (RUE) da Sesapi, Telmo Mesquita, e outros gestores de áreas técnicas da Secretaria Estadual de Saúde.

Fonte: Ascom