logo_cosemspi

Setembro Amarelo: Cosems-PI participa de evento promovido pela Sesapi voltado à campanha de prevenção ao suicídio

  Data e Hora: 16/09/2021 07:44:47

Na manhã desta quarta-feira, 15, a Presidente do Conselho das Secretarias Municipais do Estado do Piauí (Cosems-PI) e Secretária Municipal de Saúde de Oeiras, Auridene Moreira, participou da mesa de abertura do Webinário “Prevenção e Posvenção do Suicídio: Vidas que ficam, vidas importam”, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi).

O evento, que contou com a participação de gestores e técnicos em saúde do Estado do Piauí, teve o intuito de conscientizar a população sobre as formas de prevenção ao suicídio e reduzir o preconceito que envolve esse grave problema de saúde pública.

“O Setembro Amarelo é um momento em que intensificamos o chamado aos municípios, aos profissionais de saúde, aos gestores e a toda população para que possamos estar amplificando as ações que já existem nos municípios, elas acontecem de forma silenciosa”, diz a Presidente do Cosems-PI, Auridene Moreira.

A diretora de Vigilância e Atenção à Saúde da Sesapi, Cristiane Moura Fé, afirma que não só durante o mês de setembro, mas em todo o ano, a prevenção contra o suícidio é uma das pautas principais de conscientização e discussão no órgão. “Hoje é um dia alusivo a temática, mas na realidade, nós temos a grata satisfação de colocar que esse tema que gira em torno do suicídio, da promoção e da prevenção, é pauta em todos os meses do ano na Sesapi”, ressaltou.

Ainda durante o evento, Auridene Moreira destacou a importância da atenção à saúde mental dos profissionais da saúde e do envolvimento da sociedade em relação à temática. “Não adianta ficarmos discutindo apenas entre nós, entre os profissionais de saúde, acredito muito que as ações podem serem fortalecidas a partir do momento em que abrimos um leque, quando conseguimos agregar todos os dispositivos dentro do município”, finalizou.

Conheça a campanha

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo, tendo o dia 10 de setembro como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.