logo_cosemspi

Reunião discute funcionamento de nefroclínica no Território Serra da Capivara

  Data e Hora: 15/01/2024 13:24:11

Reunião discute funcionamento de nefroclínica no Território Serra da Capivara

Nesta segunda-feira, 15, o Conselho de Secretaria Municipais de Saúde do Estado (Cosems-PI) intermediou reunião entre gestores do Território Serra da Capivara e a Diretoria de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (Ducara) com o objetivo de discutir o credenciamento e o funcionamento da clínica de Hemodiálise Nefroclínica Sul, instalada em São Raimundo Nonato.

O coordenador da CIR Serra da Capivara e Secretário Municipal de Saúde (SMS) de Bonfim do Piauí, Altair Landim, falou sobre a falta de transparência e clareza para os gestores municipais sobre o credenciamento e o funcionamento da clínica. “Os municípios estão sem saber como encaminhar os pacientes”, disse o coordenador.

Rodrigo Martins, diretor da Ducara, ouviu as solicitações dos gestores municipais e colocou a Diretoria à disposição dos secretários e seus municípios. “A referência para atendimento de casos mais graves segue sendo o hospital regional. Sobre as demais solicitações, peço que sejam formalizadas denúncias e solicitações para que possamos tomar providências e discutir em CIR”, informou.

Para a presidente do Cosems-PI e SMS de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, é necessário maior proximidade do Estado na fiscalização do funcionamento de clínicas privadas conveniadas à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). “É um serviço que veio para melhorar o atendimento de saúde na região, mas precisa ser instalada e credenciada seguindo todas as normas, com supervisão do Estado para que todos os procedimentos, recursos técnicos e estruturais sejam seguidos como exige a vigilância sanitária e o Ministério da Saúde”, pediu.

Ao final da reunião, ficou definido retornar à discussão em reunião de CIR para que seja possível emitir uma resolução aprovando o serviço da hemodiálise no Território.

O secretário de Dom Inocêncio, Fernande Filho, aproveitou a oportunidade para solicitar a presença de equipamentos para a realização de mamografia, tomografia e laboratório para exames citopatológicos na região. “Existe um edital aberto para empresas privadas fornecerem o serviço na região e existe a previsão de presença da mamografia nas Centrais de Exames que estão sendo implementados no estado”, respondeu Rodrigo Martins.