logo_cosemspi

Reunião discute demandas do Território Entre Rios como o Secretário de Estado da Saúde do Piauí

  Data e Hora: 11/01/2024 10:34:00

Nesta quarta-feira, 10, secretários municipais que compõem o Território de Saúde Entre Rios, sob a coordenação do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI), estiveram reunidos com o Secretário de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), Antônio Luiz Soares, para discutir os pontos de maior dificuldade na saúde pública realizada em seus municípios e solicitar colaboração do Estado para a melhoria desses serviços.

O Secretário de Saúde do município de Altos, Helielson Fonseca, pediu atenção para os Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e residências terapêuticas. Amilton Feitosa, Secretário Municipal de Saúde de Água Branca, cobrou o detalhamento da adesão à telemedicina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), questionou como esse sistema converge com o Planejamento Regional Integrado do SUS no Território.

O gestor também pediu atenção às linhas de cuidado especializado, citou como exemplo as doenças inflamatórias intestinais, e reclamou do desabastecimento frequente de medicamentos excepcionais, como exemplo, citou medicamentos para a anemia falciforme. “Precisamos de constância no fornecimento desses medicamentos fornecidos pelo Estado, sem as lacunas de oferta que comumente acontecem levando o paciente à piora do estado de saúde ou mesmo à morte”, salientou Amilton.

Sobre o cancelamento de cofinanciamento para municípios que não aderirem à telemedicina nas UBSs, o Secretário Antônio Luiz esclareceu o sistema estabelecido em decreto pelo governo do Estado. “A partir de 1° de fevereiro, quem não tiver feito a adesão não recebe mais o cofinanciamento da saúde municipal porque, durante este ano, será implantado serviço de telemedicina em toda UBS no estado do Piauí. Assim, a prefeitura diminui gastos com combustível, pensão para manter pacientes em Teresina, etc”, afirmou, acrescentando que o cofinanciamento da saúde no Piauí vai passar a ser apenas com serviços e não mais com recursos financeiros.

Sobre as duas reuniões com a Sesapi e seus técnicos, realizadas nesta quarta-feira, 10, a presidente do Cosems-PI e SMS de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano afirmou que serão rotina. “Esse novo formato deve permanecer e atender também aos demais Territórios de Saúde”, disse.

Além do Secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz Soares, participaram da reunião: a Superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios (SUPAT)
Leila Marília Santos, o diretor do Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (LACEN), Fabrício Pires, o Coordenador da Rede de Urgência e Emergência (RUE) da Sesapi, Telmo Mesquita, e outros gestores de áreas técnicas da Secretaria Estadual de Saúde.

Fonte: Ascom