logo_cosemspi

PRI: Facilitadores regionais participam de alinhamento metodológico para início das atividades nos territórios

  Data e Hora: 19/07/2022 08:16:59

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) participou, nesta segunda-feira (18), da reunião de nivelamento para a implementação das oficinas de Planejamento Regional Integrado (PRI) na macrorregião Cerrados. O objetivo do encontro foi discutir o alinhamento metodológico das qualificações que serão realizadas nos territórios que compõem essa macrorregião.

As oficinas serão realizadas em Floriano, Bom Jesus e São Raimundo Nonato, nos dias 25, 26 e 27 de julho, com a finalidade de qualificar o entendimento dos gestores acerca dos instrumentos de planejamento da saúde. Devem participar as regiões Rios Piauí e Itaueira, Tabuleiro Alto Parnaíba, Chapada das Mangabeiras e Serra da Capivara. O evento é uma agenda de trabalho que está sendo promovida pelo Grupo Condutor Estadual do PRI, composto pelo Cosems-PI, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Hospital da Beneficência Portuguesa (BP), Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e o Conselho Estadual de Saúde do Piauí (CES-PI).

De acordo com a Apoiadora Institucional do Cosems-PI, Socorro Moura, as oficinas irão ser uma importante ferramenta para a construção do Planejamento Integrado Regional. “Elas irão capacitar os gestores e os técnicos para entenderem o processo do PRI nas regiões de saúde”, destaca.

Ana Eulálio, Diretora da Unidade de Planejamento da Sesapi, evidencia que o momento buscou alinhar metodologicamente as ações que serão realizadas nas oficinas da macrorregião. Desse modo, os facilitadores poderão desenvolver a capacitação de forma equiparada em todos os territórios.

“Para isso nós desenvolvemos um documento que intitulamos ‘Base Técnica’, contendo vários indicadores de todos os municípios de cada região de saúde, com o propósito de subsidiar um entendimento da situação de saúde, com a identificação de problemas sanitários e necessidades de cada região”, aponta.

Além das explicações teóricas relacionadas à programação das capacitações, foi também organizada uma atividade prática entre os presentes. A Coordenadora do Núcleo de Estudos em Saúde Pública (Nesp) da UFPI, Lúcia Vilarinho, responsável pela condução da dinâmica, ressaltou que o momento foi de trabalhar com clareza e em conjunto, ouvindo e buscando soluções para as necessidades do coletivo.