logo_cosemspi

Oficina promovida pela BP finaliza agenda do Grupo Condutor Estadual do PRI.

  Data e Hora: 04/12/2021 12:40:54

Na tarde desta sexta-feira (3), a Oficina de Alinhamento Conceitual promovida pelo Hospital Beneficência Portuguesa (BP) finalizou a agenda do Grupo Condutor Estadual (GCE) do Planejamento Regional Integrado – PRI. O momento de instrução contou com a presença de representantes do Conselho Estadual de Saúde (CES). O GCE é formado por membros do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) e pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

A Oficina teve início com uma dinâmica conduzida pelo assessor matricial da BP, Antônio Carlos Guimarães, que tratou sobre o conceito de alinhamento conceitual e a importância para a realização do PRI.

Durante a Oficina, a Articuladora Estadual do Projeto de Regionalização, pela Beneficência Portuguesa de São Paulo, Redianne Medeiros, ressaltou os objetivos do projeto de Regionalização. “Tratar da governança macrorregional do SUS; aprimorar o processo de trabalho nas secretarias estaduais e municipais; identificar o estado atual do PRI; e executar e avaliar a execução do PRI nas macrorregiões”, destacou.

A Vice-presidente do Cosems-PI e Secretaria Municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, evidenciou as fragilidades e as oportunidades com o pleito político de 2022. “É uma oportunidade porque pensamos em um plano para os próximos anos r todos os candidatos a governador precisam conhecer bem as possibilidades e necessidades de fortalecimento das macrorregiões”, acrescentou.

Para a coordenadora da Central de Regulação, Luciane Formiga, há necessidade de continuidade do projeto, mesmo após a mudança de gestores.