logo_cosemspi

Mutirão de catarata e acesso a hospitais de Teresina são pauta da reunião da CIR Entre Rios

  Data e Hora: 06/10/2022 17:57:31

Foi realizada, nesta quinta-feira (06), a reunião mensal da Comissão Intergestores Regional (CIR) do território Entre Rios. O encontro serviu para a definição, junto ao secretariado, do cronograma de cirurgias de catarata que acontecerá na região de saúde no mês de novembro. Estiveram presentes gestores e técnicos municipais de saúde e representantes do Apoio Técnico Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI), a facilitadora Sheyla Maranhão e a Apoiadora Socorro Moura.

O território foi dividido em dois aglomerados para a realização do mutirão de catarata. O primeiro, aglomerado de Teresina, terá as cirurgias realizadas no Hospital da Polícia Militar (HPM) e atenderá cerca de 1.015 pessoas, entre os dias 10 e 13 de novembro. Já o aglomerado de Água Branca contemplará 485 idosos, nas datas de 15 e 16 de novembro.

“Acordamos, durante a reunião, datas, locais e quantidade de vagas para cada município. Pedimos aos gestores que entrem em contato e se organizem para que possamos garantir que a população de nossos municípios tenha asseguradas suas cirurgias de catarata”, afirmou a vice-presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde (SMS) de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano.

Outras pautas importantes para o colegiado também foram debatidas, como a utilização de saldos remanescentes de municípios, credenciamento e implantação de equipes e informes sobre o Congresso Norte e Nordeste, que acontece em Sergipe entre os dias 02 e 05 de novembro e é um momento que requer participação dos secretários.

O secretariado solicitou, ainda, como pauta extra, uma explicação do Dr. Gilberto Albuquerque, SMS de Teresina, sobre acesso a hospitais da Capital. De acordo com a SMS de Olho d’Água do Piauí, Dira Santos, o momento serviu para sanar dúvidas. “Algumas demandas estão sendo reprimidas, principalmente no Hospital são marcos e no Hospital Universitário e há demanda reprimida no CEIR”, explicou.

“A população precisa desse acesso, precisa desses serviços e na medida que temos a oportunidade nós discutimos com nossos secretários. Foi muito oportuna a fala do Dr. Gilberto e nós tivemos muito proveito na conclusão dessa reunião”, finalizou.