logo_cosemspi

Municípios do Piauí marcam presença na 1ª Oficina de Assistência Farmacêutica promovida pelo Cosems-PI, MPPI e Sesapi

  Data e Hora: 29/11/2023 10:59:52

Mais de 400 pessoas de 200 municípios piauienses participaram, nesta terça-feira (28), da 1ª Oficina de Assistência Farmacêutica na Atenção Básica, evento realizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI). A fim de trabalhar os desafios existentes na Assistência Farmacêutica das Regiões de Saúde, técnicos do estado e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) trabalharam atividades práticas e teóricas com gestores e profissionais do segmento.

No encontro, a presidente do Cosems-PI e secretária municipal de saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, pontuou que uma das principais necessidades dos municípios na Assistência Farmacêutica são qualificações para os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS). “O que nós, gestores, precisamos é da garantia de qualificação para os nossos profissionais e que eles sejam essenciais! Não na dispensação, não só no monitoramento, no levantamento e na execução, mas no cuidado ao usuário. É essa falta que a gente necessita e a academia tem que reconhecer isso”, destacou.

A realização da 1ª Oficina de Assistência Farmacêutica na Atenção Básica é uma pauta discutida entre Cosems-PI, MPPI e Sesapi desde o ano de 2022 como uma forma de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) do Piauí. Karla Daniela Furtado, promotora de justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde do MPPI (Caods/MPPI), salientou suas expectativas em relação aos resultados da formação. “Minha expectativa com a oficina é de uma mudança na Atenção Primária à Saúde no nosso estado. Esperamos que no ano de 2024 teremos uma nova Atenção Primária à Saúde, agregando o fortalecimento da política na Assistência Farmacêutica”, ressaltou.

Com o objetivo de trabalhar as ações da oficina, gestores e técnicos foram divididos em duas salas no local do evento. “Com o apoio do MPPI trabalhamos o instrumento de referência dos serviços farmacêuticos, identificamos os principais serviços e ações que os municípios já trabalham e precisam melhor”, enfatizou Elton Chaves, responsável pela formação e assessor técnico do Conasems.