logo_cosemspi

Macrorregião Semiárido participa de oficina sobre a Análise Situacional PRI

  Data e Hora: 09/08/2022 19:08:14

Em continuidade ao ciclo de oficinas sobre a Análise do Planejamento Regional Integrado (PRI), gestores e técnicos das redes municipais de saúde da Macrorregião Semiárido reuniram-se, nesta segunda-feira (8), em Picos. A qualificação é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI), Universidade Federal do Piauí (Ufpi), Conselho Estadual de Saúde (CES), Hospital Beneficência Portuguesa (BP) e secretarias municipais de saúde locais.

Durante o primeiro dia de oficina, foram analisados os problemas que são vivenciados pelos municípios nesse cenário, que têm reflexo na esfera regional. Os presentes discutiram as estratégias para contornar dificuldades e pactuar planos de ações.

Na visão da Diretora da Unidade de Planejamento da Sesapi, Ana Eulálio, essa qualificação é fundamental para o bom desempenho das gestões municipais de saúde. “O PRI é essencial para a organização dos sistemas de saúde; sinaliza para que possamos definir prioridades para o Estado, alinhadas às necessidades dos municípios, possibilitando a convergência dos interesses e a evolução e consolidação do SUS”, destaca.

Na Macrorregião Semiárido, os encontros devem seguir nos dias 9 e 10 de agosto, com o intuito de trabalhar pautas relacionadas à temática apresentada. As reuniões devem orientar os gestores quanto às ferramentas técnicas de elaboração da análise situacional de saúde do território.